A Hyundai promoveu, no final da semana passada, a estreia mundial da quinta geração de seu SUV Santa Fe.
Conheça o novo SUV Hyundai Santa Fe de sete lugares
O modelo pouco tem a ver com a geração anterior do modelo, que foi vendida no mercado nacional entre 2018 e 2020.
Apesar do nome conhecido, trata-se de um SUV totalmente novo, tanto no design como no conteúdo – com sete lugares, motorização híbrida, muita tecnologia e itens de conforto e conveniência inéditos.
O novo SUV Hyundai Santa Fe teve sua estreia mundial transmitida da região de Santa Fe, nos EUA, para os principais mercados globais.
O carro traz o conceito da marca, “Open for More”, com uma transformação radical do modelo centrada em sua nova porta traseira larga.
No filme transmitido, a porta traseira do Santa Fe conecta perfeitamente o interior com o exterior, expandindo as experiências cotidianas dos consumidores.
A área do bagageiro torna-se um terraço aberto que pode ser utilizado para desfrutar experiências ao ar livre, como todo conforto.
Isso é possível devido à nova distância entre-eixos e ao maior ângulo de abertura da porta traseira.
O entre-eixos também permite que o novo SUV da Hyundai ofereça assentos aprimorados na terceira fileira.
Design exterior: SUV arrojado para um estilo de vida ao ar livre
Para a primeira mudança de geração do Santa Fe desde 2018, a Hyundai adotou uma estratégia de design incomum, começando pela área da porta traseira ampliada para facilitar o aproveitamento do ar livre e, em seguida, passando para o design do exterior.
A forma quadrada do novo modelo e a longa distância entre eixos ajudam a transmitir uma presença poderosa, enquanto o design externo forte, mas delicadamente trabalhado, é adequado tanto para ambientes urbanos como em meio à natureza.
“O novo Santa Fe é um SUV que encontra um equilíbrio perfeito entre a vida na cidade e o ar livre, lidando com tudo, desde itinerários familiares movimentados até aventuras de acampamento”, afirma SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Global Design Center.
Visual modificado
A dianteira do novo Santa Fe causa uma forte primeira impressão graças ao seu capô alto, faróis em forma de H e para-lamas bem definidos.
Juntos, os faróis em forma de H e o design da saia dianteira inferior inspiram-se no emblema da Hyundai para produzir uma imagem ousada e distinta.
A vista traseira, caracterizada pela porta traseira mais larga, reforça a sensação de solidez ao mesmo tempo em que cria um visual mais simples e escultural.
As lanternas traseiras em forma de H harmonizam-se com as lanternas H dianteiras para dar ao Santa Fe uma presença distinta na estrada.
Design de interiores: elementos transmitem um caráter sólido de SUV
O novo interior do Santa Fe contrasta com o exterior, enfatizando elementos de design horizontais e verticais e combinando com o tom e o clima do exterior. Um design em forma de H é aplicado ao painel e às saídas de ar para aumentar a sensação de abertura.
O novo interior vem com recursos de conveniência úteis, como uma bandeja de esterilização UV-C para objetos como smartphones e carteiras e sistema de carregamento sem fio duplo.
O primeiro display curvo panorâmico do Santa Fe, que engloba o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o sistema de infoentretenimento, melhora a visibilidade do motorista e cria uma sensação de luxo.
Totalmente rebatíveis, os bancos da segunda e terceira fileiras criam um espaço semelhante a um terraço na parte traseira com a tampa traseira mais larga aberta.
Esse atraente recurso de design reflete o uso de big data da Hyundai para identificar o interesse dos clientes nas últimas tendências de estilo de vida ao ar livre, como camping de carro e aventuras com equipamentos intensivos.
Materiais ecológicos são usados em todo o interior do Santa Fe para superfícies macias, como forro do teto, tapetes, encostos, assentos e demais revestimentos.
O uso de materiais ecológicos também se estende ao exterior. A tinta preta brilhante aplicada ao acabamento externo usa materiais de carbono reciclado.
Entre as cores exteriores, o Ecotronic Grey para os mercados norte-americanos utiliza um método de revestimento de carvão de bambu natural.
Configuração flexível
O Hyundai Santa Fe priorizou o espaço habitável, aumentando o espaço para as pernas da segunda (+ 35 mm) e terceira fileiras(+ 20 mm).
A altura livre da terceira fila aumentou 69 mm, para 958 mm, com os assentos reclinando 10 graus, aumentando em muito o conforto para os passageiros.
Para aprimorar a experiência do usuário, o novo SUV da Hyundai está repleto de recursos premium de conforto e conveniência.
O assento de relaxamento da primeira fileira com apoio para as pernas permite que os ocupantes fiquem em uma posição confortável que ajuda a simular uma experiência “gravidade zero”.
Para o mercado coreano, o assento Ergo Motion do motorista da primeira fila utiliza bolsas de ar para proporcionar conforto e suporte ideal durante a condução.
O visor de controle de climatização full-touch de 6,6 polegadas torna os ajustes de aquecimento e resfriamento mais intuitivos.
Quando o retrovisor está obstruído por objetos no porta-malas, o Espelho Central Digital permite ao motorista ver o que está acontecendo atrás do veículo, além de ajudar o motorista a enxergar melhor o retrovisor mais escuro à noite com uma imagem mais clara.
Outro recurso inédito é a Chave Digital 2 para acesso/inicialização do veículo e controle remoto via smartphone do cliente.
O alerta de ocupantes traseiros (ROA) baseado em radar ajuda a lembrar o motorista sobre os ocupantes traseiros como uma precaução de segurança depois que a ignição é desligada.
A assistência proativa ao motorista e os recursos de segurança fornecem confiança para dirigir com confiança
O novíssimo Santa Fe está bem equipado com uma série de recursos tecnológicos de assistência à direção e segurança que reduzem o envolvimento do usuário e proporcionam uma experiência de direção confortável, seja simplesmente no trânsito ou em uma aventura de fim de semana.
Gama de motorizações
Na Coréia e na América do Norte, o novo SUV da Hyundai estará disponível com duas opções de motorização:
- O 1.6 turbo híbrido a gasolina (Gamma III 1.6T GDI HEV – 6AT) fornece potência máxima de 180 cv e torque de 27,0 kgf.m.
- Há também a opção com motor turbo a gasolina de 2,5 litros (Theta III 2.5T GDI – 8DCT), com potência de 281 cv e torque de 43,0 kgf.m.
Na Europa, há ainda um 1.6 turbo a gasolina híbrido plug-in (Gamma III 1.6T GDI PHEV – 6AT) de 160 cv e 27,0 kgf.m.
Em outras regiões, o Santa Fe também estará disponível com motor 2.5 a gasolina (Theta III 2.5 GDI – 8AT) com potência máxima de 194 cv e torque máximo de 25,1 kgf.m.
Fonte: garagem360.com.br