A Peugeot revelou o novo e-3008 totalmente elétrico, com design aerodinâmico de SUV fastback, um novo motor elétrico que oferece até 700 km de autonomia e o mais recente Panoramic i-Cockpit da Peugeot.
Confira detalhes sobre o SUV elétrico Peugeot e-3008
O novo e-3008 substituirá o campeão de vendas Peugeot 3008, um SUV que impressionou mais de 1,32 milhão de clientes em 130 países durante sete anos.
Até 2025, a Peugeot oferecerá uma gama completa de baterias elétricas e, até 2030, 100% das vendas da marca na Europa serão elétricas.
Com o e-3008, a Peugeot elevou a criatividade do seu design, o prazer de condução e o desempenho elétrica oferecida a um novo nível, segundo ressalta Linda Jackson, CEO da marca:
“O lançamento do e-3008 é um passo importante na transformação radical da Peugeot numa marca atraente 100% elétrica que estabelece novos padrões de design, prazer de condução e eficiência. O Peugeot e-3008 inaugura uma nova era.”
Plataforma elétrica média STLA
O Peugeot e-3008 será o primeiro modelo a utilizar o novo motor elétrico STLA Medium da Stellantis, concebido para oferecer o melhor desempenho de sua classe para satisfazer as necessidades dos clientes.
A autonomia é de até 700 km, tempo de recarga (de 20% a 80% da capacidade da bateria) em 30 minutos com um carregador de 160 kW.
O STLA Medium é composto por um motor síncrono de ímã permanente operando em conjunto com uma caixa de engrenagens elétrica para fornecer mais potência, eficiência e torque, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 400V.
O novo e-3008 também possui a função Vehicle to Load (V2L), dando aos clientes a opção de alimentar um dispositivo elétrico através da bateria de alta tensão do carro.
O sistema pode fornecer até 3kW e 16A. A função V1G ou Smart Charging também permite ajustar o tempo e a potência de carregamento da bateria do Peugeot e-3008 para otimizar os custos de carregamento.
Design de SUV Fastback
O estilo SUV fastback do Peugeot e-3008 torna-o imediatamente reconhecível.
Com a sua forma dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28), o modelo combina elegância, eficiência e amplitude.
O e-3008 continua sendo um dos carros mais compactos da categoria SUV 100% elétrico (comprimento de 4,54 m, largura de 1,89 m, altura de 1,64 m), ao mesmo tempo em que oferece 520 litros para bagagens – idêntico ao do Peugeot 3008 à combustão.
Com uma frente totalmente redesenhada, os faróis ultracompactos em LED são complementados por um perfil aerodinâmico arrebatador que realça a modernidade e a personalidade do e-3008.
Dando continuidade ao trabalho inovador iniciado no Peugeot 408, a marca francesa equipou o Peugeot e-3008 com rodas que contribuem tanto para um estilo moderno como para um desempenho aerodinâmico.
As rodas de 19” ou 20”, com o seu desenho técnico e geométrico, apresentam ao centro o novo emblema Peugeot.
Na traseira do SUV, a tradicional inclinação do fastback foi modernizada com um spoiler “flutuante”, inspirado no Quartz Concept.
Essa característica inovadora realça a curva da carroceria do e-3008, ao mesmo tempo em que otimiza a aerodinâmica e complementa a distinta assinatura luminosa traseira de três garras.
O Peugeot e-3008 estará disponível numa gama de seis cores. Graças aos inovadores pigmentos dicromáticos, a cor Obsession Blue muda de azul para verde dependendo da luz e da forma da carroceria.
As demais cores disponíveis são Azul Ingaro, Branco Okenite, Preto Nera, Cinza Cumulus e Cinza Titane.
Peugeot Panoramic i-Cockpit
No interior, o novo Peugeot Panoramic i-Cockpit apresenta uma tela HD panorâmica flutuante e curva de 21” que combina o head-up display com a tela táctil central.
Posicionada para uma ergonomia ideal, a tela panorâmica é ligeiramente curvada em direção ao condutor, permanecendo perfeitamente acessível ao passageiro.
Por sua vez, o painel de instrumentos reúne todas as informações relativas à condução (velocidade, potência, assistências à condução, fluxo de energia) acima do novo volante compacto.
No centro do painel, a tela sensível ao toque é usada para gerenciar os sistemas de aquecimento/ar-condicionado, navegação e mídia/conectividade.
A parte central do painel do e-3008 também abriga os i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis que podem ser programados para fornecer acesso rápido a dez funções favoritas do usuário – como ligar para um contato específico, iniciar a navegação para um contato frequente ou definir o ar-condicionado para uma temperatura preferida.
A estética e a tecnologia de ponta da cabine são realçadas pela iluminação ambiente em LED, que pode ser personalizada em oito opções de cores.
Um novo volante compacto e ergonômico com comandos sensíveis ao toque aumenta a sensação de modernidade.
E o Sistema de Qualidade do Ar (AQS) da Peugeot garante que a cabine seja um local refrescante e tranquilo para se estar.
O novo Peugeot Panoramic i-Cockpit introduz também dois paddles atrás do volante que permitem ao condutor escolher entre três níveis de frenagem regenerativa:
- Baixo (-0,6m/s²), para uma sensação próxima à dos freios convencionais;
- Médio (-1,2m/s²), para maior desaceleração;
- Alto (-1,8m/s²), para máxima desaceleração e, portanto, regeneração.
Peugeot e-3008 promete prazer ao dirigir
Para uma experiência de condução instintiva, a nova plataforma STLA Medium incorpora novos eixos dianteiro e traseiro concebidos para proporcionar uma aderência dinâmica à estrada.
A própria arquitetura da plataforma contribui para o dinamismo ao baixar o centro de gravidade do veículo, graças à posição ideal da bateria de camada única – o mais baixo possível entre as rodas.
O e-3008 vem com um conjunto de sistemas de assistência ao condutor para garantir uma experiência de condução suave, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistência à manutenção de faixa e detecção de sinais de limite de velocidade.
O SUV elétrico conta ainda com as mais recentes tecnologias de segurança ativa Peugeot, como a frenagem automática de emergência com aviso de colisão, aviso de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, monitorização de ponto cego e controlo avançado de tração.
O Peugeot e-3008 estará disponível em duas versões de acabamento, Allure e GT, com três motorizações totalmente elétricas:
- Faixa padrão de 210 cv
- 230 cv de longo alcance
- Motor duplo de 320 cv com tração integral
A Peugeot também irá disponibilizar motorizações híbridas autocarregáveis (HEV) e híbridas plug-in (PHEV).
O novo Peugeot e-3008 será fabricado exclusivamente na fábrica de Sochaux, na frança, e estará à venda, no continente europeu, a partir de fevereiro de 2024.
Você pode se interessar: Tem como carregar um carro elétrico em casa? Saiba como
Fonte: garagem360.com.br