A Mercedes colidiu carros elétricos para testes de segurança e as imagens são incríveis! Além do filme bonito e impactante, a marca buscou demonstrar a constituição e segurança de seus modelos, projetados para garantir o mínimo de impactos aos passageiros, bem como às partes essenciais do veículo.
Mercedes colide carros elétricos para fazer teste de segurança
Umas das marcas mais respeitadas no mundo, a Mercedes-Benz está com tudo dentro do segmento de carros elétricos. E não só na entrega deles para o mercado, mas também no desenvolvimento de sua tecnologia e design.
Assim, a fim de contribuir ainda mais para o conhecimento envolvendo estes modelos, ela realizou testes de colisão impressionantes em uma instalação na Alemanha. Ele envolveu dois de seus modelos elétricos de ponta: o EQA 300 4Matic e o EQS 450 4Matic.
Embora os testes de colisão sejam comuns para veículos movidos a combustíveis tradicionais, não é o mesmo para os elétricos. Além de interessantes visualmente, e de chamarem a atenção das pessoas, eles revelam muito sobre a construção dos carros, e possíveis falhas de seu design que possam trazer riscos às pessoas.
Essa iniciativa, portanto, evidencia a busca da Mercedes por aprimorar o design e a segurança em carros elétricos, seja na organização da estrutura interna ou na construção do carro em si.
- Veja também: “Mercedes lança SUV GLE com motor híbrido com mais de 500 cv“
Efeitos da colisão
-
O vídeo do teste revela resultados surpreendentes. Após a colisão frontal direta, uma das rodas do EQA 300 foi arremessada, enquanto o EQS 450 teve sua frente completamente destruída, saindo de lado após o choque.
-
Felizmente, as carrocerias se mostraram muito estáveis e permitiram que as frentes fossem destruídas de forma programada. Enquanto isso, os chassis rígidos garantiram que as baterias de lítio permanecessem intactas – super importante em colisões envolvendo carros elétricos.
-
Por fim, o acionamento dos airbags, visível no vídeo, foi perfeito, protegendo os ocupantes, representados pelos dummies, nos lugares de motorista e passageiro, e com cinto de segurança, é claro.
Resultados ajudam a dar mais credibilidade aos veículos elétricos
-
O teste não apenas proporcionou uma visão impactante da resistência dos carros em colisões, mas também dissipou preocupações comuns. Afinal, o colapso da bateria, evento mais temido em acidentes com veículos elétricos, foi evitado com sucesso.
-
Assim, as baterias mantiveram-se em perfeitas condições, atendendo aos padrões de segurança estabelecidos por institutos independentes. Este resultado diminui o receio de incêndios nas baterias após colisões, levando mais confiança ao mercado.
Curtiu o vídeo da Mercedes colidindo carros elétricos? Estes testes são sempre legais de se ver. Afinal, além de toda a ação, podemos ter uma ideia do que acontece durante um acidente e entender melhor como cada modelo se comporta nessas situações drásticas.
Fonte: garagem360.com.br