A Fenabrave, entidade que congrega os concessionários brasileiros, informou os dados consolidados do mercado em 2022.
De acordo com as informações, foram comercializados no país 3.667.367 veículos de janeiro a dezembro do ano passado, número que inclui automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.
O número é 4,8% superior em relação ao acumulado de 2021 também levando em conta o mercado total de veículos.
Isolando os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, pela terceira vez o segmento não conseguiu ultrapassar os 2 milhões de emplacamentos.
No acumulado de 2022, foram negociados 1.957.699 automóveis e comerciais leves, queda de 0,8% em relação ao ano imediatamente anterior. Cenário oposto foi observado no segmento de motos, por exemplo, com uma alta de 17,7% nos emplacamentos (1.362.129 unidades) em 2022.
Como já , a foi o veículo mais vendido no Brasil em 2022, acumulando 112.456 unidades chegando às ruas do país. O conquistou o segundo lugar (96.255 emplacamentos) seguido pelo (85.252 unidades).
Partindo para os SUVs, categoria de maior crescimento na procura por parte dos consumidores, o dominou a preferência do público brasileiro, com 70.806 unidades comercializadas entre janeiro e dezembro.
O SUV compacto da Chevrolet foi seguido pelo (65.341 unidades) e o (63.564 emplacamentos).
O , por sua vez, foi o sedã mais emplacado em 2022, com 75.243 unidades vendidas.
Por fim, a Fiat foi a marca líder no país, com 21,9% de participação de mercado somando as categorias de automóveis e comerciais leves, sendo acompanhada por GM (14,8%), Volkswagen (13,7%), Toyota (9,7%) e Hyundai (9,5%).
Fonte: autoo