A marca de motos indiana Bajaj Auto Limited anuncia que está estruturando a sua primeira fábrica de motocicletas no País.
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a marca também reforça seu plano de expansão da rede de concessionárias no País.
Marca de motos indiana Bajaj Auto Limited anuncia produção nacional
A planta será a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia e permitirá que a fabricante indiana atenda à demanda crescente pelos produtos Bajaj no Brasil.
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights”.
Entre esses insights estão o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor. A ideia é contribuir para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.
A fábrica da Bajaj Brasil estará localizada em Manaus (AM). A princípio, terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta dentro dos próximos 12 meses.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.
O valor total do investimento ainda não está fechado, porém a fábrica contará com equipamentos da mais alta tecnologia. Além disso, também terá toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado latino-americano.
Plano de expansão com apoio Dafra
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro: a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400. Ambas são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.
O acordo entre as duas vai se estender. Algo fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentre nas atividades comerciais, bem como de atendimento a clientes durante este primeiro ano de operação.
“Temos uma parceria estratégica com a Dafra e esperamos continuar atuando em conjunto para complementar nossas próprias operações de montagem”, reforçou Rakesh Sharma.
Como resultado desse foco na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias, desde o início das operações, a Bajaj do Brasil já entregou aproximadamente 2.000 motocicletas no País.
Aqui tem mais: 7 motos populares de até R$ 10 mil para comprar sem se arrepender
Com 8 concessionárias em funcionamento: 5 no estado de São Paulo (2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André);1 em Santa Catarina (Florianópolis); 1 no Rio de Janeiro (capital) e 1 no Distrito Federal.
Além disso, a empresa planeja novas lojas nos próximos meses. A princípio em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), e até o final do ano também chegará à região Norte.
“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.
Fonte: garagem360.com.br