A Hyundai tem muito a comemorar. A produção nacional da empresa alcançou a marca de 2 milhões de veículos em pouco mais de 11 anos de operação de sua fábrica em Piracicaba (SP).
Produção nacional da Hyundai supera 2 milhões de unidades
A fábrica de Piracicaba da Hyundai começou em 20 de setembro de 2012 e levou exatamente 11 anos e 20 dias para a produção do carro número 2.000.000, um Creta nova geração Ultimate 2.0, na cor Prata Brisk.
“Com a chegada do Hyundai CRETA, passamos a oferecer ao consumidor dos SUVs o que há de mais moderno e completo na categoria por um preço altamente competitivo. Tanto é que o CRETA vem se consolidando como o SUV mais vendido no varejo ano a ano”, ressalta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul
Antes disso, em 2018, a Hyundai registrou o seu primeiro 1 milhão de veículos produzidos, com 5 anos e 10 meses de operação.
“Nestes 11 anos de atividades da fábrica de Piracicaba registramos uma história cheia de sucessos. O Hyundai HB20 foi o carro que já nasceu caindo no gosto do público brasileiro e rapidamente alcançou as primeiras posições em vendas”, ressalta.
Mais da metade do total da produção é do HB20 (hatch e sedan). Ao todo, foram 1 milhão e 600 mil unidades e as outras 400 mil unidades do modelo Creta, comercializado a partir de 2017.
De acordo com a marca, 1 milhão e 940 mil unidades ficaram aqui mesmo no Brasil, o que representa 97% da produção. Apenas 60 mil veículos (3%) foram exportados para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.
O Creta Nova Geração Ultimate 2.0, na cor Prata Brisk, o veículo que simboliza o recorde produção, vai participar de uma série de ações promocionais, assim como comemorações ao longo do mês. A princípio, serão diferentes eventos, como funcionários, parceiros e clientes.
O complexo industrial
O complexo industrial da Hyundai conta com um setor para testes dinâmicos, a princípio, realizados em uma pista que simula 14 tipos diferentes de solo.
Além dele, abriga um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, desde 2015, assim como uma fábrica de motores, inaugurada em 2022.
Sua capacidade de produção no primeiro ano foi de 150 mil veículos em dois turnos e aumentou para 180 mil no ano seguinte. Desde 2019, a capacidade de produção aumentou para 210 mil veículos por ano.
Atualmente, a fábrica produz 42 veículos por hora e a sua média de uso é 95% de suas instalações industriais.
Fonte: garagem360.com.br