Motoristas residentes na Itália já podem encomendar o Fiat Topolino, modelo icônico da marca que, em sua nova versão, é um minicarro elétrico com um preço bastante “popular”.
MInicarro elétrico, Fiat Topolino deve ser grande sucesso de vendas
Na Itália, o preço do minicarro chega a ser mais baixo do que o de motos de média cilindrada – para se ter uma ideia, uma Honda CB 750 Hornet com motor a combustão custa a partir de 7.990 euros (R$ 42,5 mil) naquele país.
Dessa forma, o Fiat Topolino tem tudo para ser um grande sucesso de vendas.
O modelo pode ser visto como uma solução ideal para mobilidade urbana e de curta distância, visto que é altamente acessível.
De fato, não é um veículo apropriado para viagens em estradas – devido à limitação de velocidade e à ausência de espaço para bagagens (uma pequena estrutura de metal instalada na parte traseira externa serve como bagageiro para abrigar uma única mala de tamanho médio).
Nas palavras da Stellantis, fabricante por trás da marca Fiat, o Topolino é “um carro elétrico alegre e descolado, adequado para todos, pensado para famílias e até para os mais jovens” – na Itália podem conduzi-lo motoristas a partir dos 14 anos de idade.
Conheça detalhes sobre o minicarro elétrico Fiat Topolino
O Fiat Topolino é o irmão menor do Fiat 500.
Na verdade, leva nome e design do 500 original (lançado em 1936), que passou a ser carinhosamente chamado de “Topolino” pelos italianos devido ao seu pequeno tamanho.
O seu estilo, tal como o do seu ancestral, caracteriza-se por uma simplicidade poderosa, um design que gira em torno da ideia de “menos é mais”, que valoriza a simplicidade como a melhor companheira da beleza.
A linha inclui duas carrocerias diferentes, uma fechada e outra aberta (Dolce Vita), ambas consistentes nas suas características estruturais: uma cor, Verde Vita, um desenho arredondado e uma abordagem estética única no interior.
Graças às suas dimensões extremamente reduzidas em relação a um automóvel normal (2,53 metros de comprimento), à sua fácil manobrabilidade, o Topolino tem a velocidade máxima limitada a 45km/h.
As duas variantes são extremamente versáteis, trazendo uma bateria de 5,4 kWh que oferece até 75 km de autonomia e tempo inferior a quatro horas para a recarga completa. Um veículo perfeitamente adequado ao trânsito diário nos centros urbanos.
O interessado cadastrado no site italiano da Fiat poderá efetivar sua compra a partir de janeiro de 2024, época em que também começam as primeiras entregas do minicarro.
Veja também: BYD fez o que nenhuma montadora conseguiu no segmento de carros elétricos
Fonte: garagem360.com.br