Atual marca líder de mercado e nadando de braçada no segmento de picapes graças ao sucesso comercial da dupla Strada e Toro, a Fiat prepara algumas movimentações para consolidar seu posicionamento na categoria.
Segundo apuramos, duas importantes estreias da marca ficarão mesmo para o segundo semestre deste ano.
Antes da aguardada estreia da Fiat no segmento de picapes médias, a fabricante vai apresentar melhorias para a Strada em sua linha 2024.
A grande novidade ficará por conta da introdução do motor 1.0 turbo com injeção direta ao portfólio da picape. Em modelos como o Fiat Pulse, tal propulsor trabalha exclusivamente com o câmbio automático CVT e oferece até 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Com isso, apesar do porte menor, a Fiat Strada vai ganhar um interessante argumento em busca de consumidores de picapes intermediárias, como é o caso da Chevrolet Montana e da Renault Oroch 1.6, apesar da cabine mais acanhada da Strada cabine dupla para os ocupantes do banco traseiro.
Também podemos esperar por uma sutil revisão estética para a picape compacta da Fiat acompanhada, ao que tudo indica, por evoluções também no painel e console central, como a oferta de uma central multimídia com tela maior dependendo do catálogo.
Titano entre as picapes médias
Após a apresentação da Strada 2024, a Fiat vai colocar no mercado a Titano, marcando sua aguardada estreia no segmento de picapes médias.
Com as mesmas credenciais da Peugeot Landtrek, modelo que foi desenvolvido ainda nos tempos da PSA em conjunto com parceiros chineses, podemos esperar da Fiat Titano uma atenção especial para a questão do custo-benefício.
É provável que a picape média da Fiat tenha uma estratégia comercial mais agressiva em relação à rivais como Toyota Hilux e Chevrolet S10, priorizando também algumas configurações voltadas ao uso comercial.
Segundo rumores, a Fiat Titano poderá compartilhar com a van grande Ducato a motorização 2.2 turbo diesel, porém com uma calibração específica para a picape, sendo capaz de entregar por volta de 200 cv e 45 kgfm, portanto em linha com as concorrentes.
A julgar pelas dimensões da Peugeot Landtrek vendida no exterior, a Fiat Titano deverá ser uma das maiores picapes médias do segmento, com comprimento na casa dos 5,33 m e largura de 1,93 m.
Com isso, a caçamba também poderá ser ligeiramente maior do que a das rivais, resultando em capacidades volumétrica e de carga superiores.
Fonte: autoo