25 anos do Polo GTI! Para marcar este aniversário, a Volkswagen está lançando o modelo de edição especial Polo GTI Edition 25. Foi em 1998 que o Polo adicionou pela primeira vez essas três letras icônicas ao seu nome: GTI.
VW Polo GTI ganha edição especial de 25 anos
Agora, um quarto de século após o lançamento do Polo III GTI, a VW apresenta uma edição limitada do atual Polo GTI de 207 cv.
A potência impressiona, mas não é a única coisa que se destaca neste carro compacto esportivo: com recursos como suspensão esportiva, bloqueio eletrônico do diferencial XDS, uma ampla gama de equipamentos de série e alguns destaques especiais de design, o modelo de aniversário é algo especial.
O Polo GTI Edition 25 estará disponível para encomenda na Alemanha a partir de 1 de junho, ao preço de € 35.205, o equivalente a R$ 189.402,90, em conversão direta, limitado a 2.500 unidades.
“A Volkswagen tem uma herança rica e o Polo é um dos nossos veículos mais icônicos”, diz Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen para Vendas, Marketing e Pós-Venda. “Os fãs do GTI são muito importantes para nós e nosso modelo de aniversário é uma forma de marcar este marco junto com eles: comemorando 25 anos de potência, desempenho, esportividade e diversão ao dirigir na classe Polo.”
O potente motor TSI de dois litros com 207 cv de potência e um torque de 32,6 kgfm impulsiona o Polo GTI Edition 25 com tração dianteira. O propulsor faz o modelo ter uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.
Além disso, o modelo está equipado de série com uma suspensão desportiva especialmente afinada.
Isso reduz a carroceria em 15 milímetros e, em combinação com o bloqueio eletrônico do diferencial XDS, garante a síntese de excelente dinâmica de direção, tração aprimorada e manuseio preciso típico dos modelos GTI.
Os equipamentos exclusivos da versão de aniversário
O novo modelo especial também destaca visualmente sua posição excepcional: ele tem o visual clássico do GTI, com pinças de freio e frisos vermelhos, um design de favo de mel na grade do radiador e ponteiras de escape cromadas.
E isso não é tudo: o Polo GTI Edition 25 tem uma série de outros equipamentos exclusivos, incluindo rodas de liga leve Adelaide de 18 polegadas em preto brilhante, teto preto e retrovisores externos pretos, que ajudam a criar sua aparência esportiva.
O interior do hatch é equipado de série com bancos esportivos premium em couro preto-vermelho perfurado com logotipos GTI costurados e frisos decorativos em preto brilhante com letras GTI vermelhas.
Os proprietários serão lembrados de que o carro é um de um número limitado pelo logotipo “One of 2500” no acabamento do painel da soleira. Além das cores GTI Pure White, Kings Red Metallic e Reef Blue Metallic.
Tecnologias inovadoras
As características que vêm como padrão incluem faróis de matriz LED IQ.LIGHT com Dynamic Light Assist e luzes diurnas de LED que garantem uma iluminação altamente homogênea da estrada.
Há também o volante desportivo multifunções em pele com patilhas e o logótipo “25”, bem como vários sistemas de assistência pertencentes a classes de veículos superiores. O Travel Assist opcional faz parte do pacote de assistência IQ.DRIVE e permite uma condução parcialmente automatizada.
O sistema Travel Assist pode assumir a direção, frenagem e aceleração do novo Polo GTI em velocidades de 0 km/h até o limite do sistema de 210 km/h. Para fazer isso, o Travel Assist conta com sistemas familiares, incluindo Controle de Cruzeiro Adaptativo para orientação longitudinal e Lane Assist (instalado como padrão) para orientação lateral.
Os instrumentos e o sistema de infoentretenimento no novo modelo de edição especial são organizados em um eixo visual, tornando-os fáceis de ver e operar em todos os momentos.
O sistema de infoentretenimento Ready2Discover vem de série e possui um display de alta resolução de 20 centímetros (8 polegadas), garantindo conectividade de última geração. Dois outros sistemas também estão disponíveis opcionalmente.
Uma retrospectiva dos 25 anos do Polo GTI
Quando foi lançado em 1979, a variante GT da primeira linha de produtos Polo causou um grande rebuliço. Mas foi somente em 1998 e na terceira geração do Polo que o carro foi autorizado a ostentar as icônicas três letras.
A VW limitou a produção do primeiro Polo GTI a 3.000 unidades e anunciou pouco tempo depois que o modelo estava esgotado. A próxima versão do GTI apareceu vários anos depois, em 2006. A Cup Edition de 132 kW (180 PS) foi um verdadeiro deleite para os fãs, pois era visualmente baseada nos carros de corrida usados na Polo Cup.
Depois veio a quinta geração de 2010: o motor 1.4 TSI com turbo e sobrealimentação provou ser um sucesso entre os entusiastas do GTI e também conquistou novos fãs. O sucessor em 2014 foi uma força a ser reconhecida: o novíssimo motor TSI oferecia 141 kW (192 PS) e velocidades máximas de 236 km/h.
O Polo continuou a evoluir e a tradição GTI evoluiu com ele: a sexta geração do Polo de 2021 estabeleceu novos padrões para carros compactos. Baseava-se na matriz transversal modular (MQB), que representa o progresso tecnológico em todas as linhas de produtos, bem como alta resistência da carroceria, baixo peso exemplar do veículo e excelentes propriedades de colisão.
Fonte: garagem360.com.br