Você pesquisou sobre a nova medida do governo, acompanhou notícias, consultou concessionárias, mas ainda não sabe se este é o melhor momento para comprar um carro? As palavras de uma especialista no assunto irão te tranquilizar e ajudar a tomar a melhor decisão.
Segundo especialista, agora é o melhor momento para comprar um carro novo – mas é preciso atenção
Uma vez que conhecemos os detalhes sobre o funcionamento do programa de incentivos fiscais do Governo Federal, a pergunta que fica é: realmente vale a pena comprar um carro novo agora?
A fim de respondê-la contamos com a ajuda de Silvia Machado, especialista em economia e mentora financeira com décadas de experiência neste meio.
Para ela, considerando o momento atual, a oferta de descontos garantida, assim como as condições oferecidas pelas montadoras, este é sim um ótimo momento para quem já desejava comprar um carro novo fazê-lo.
“Quem já estava se planejando para trocar de carro, o momento é o melhor que poderia ter. Os descontos, de fato, auxiliam principalmente para quem irá complementar o valor com financiamento. Mas é preciso pesquisar. Há uma série de modelos, de marcas e valores”, nos diz Silvia Machado.
No entanto, apesar dos preços mais atraentes, ainda é preciso ficar atento aos pormenores da transação e suas consequências para o orçamento no longo prazo.
Neste ponto, ela comenta “Não esquecer de checar as condições de financiamento, os juros impostos e se realmente tem como arcar com as parcelas.”
Silvia continua, “É preciso saber que terá de ficar com o veículo por pelo menos seis meses e se este financiamento não vai atrapalhar as finanças. Agora, cabe no seu bolso? É a forma mais viável de garantir o carro novo? Então, faça sua pesquisa e aproveite. As montadoras podem voltar aos preços normais e aí você perdeu o desconto”
A hora de comprar um carro, e não lucrar sobre a medida
Com 1,5 bilhão de reais liberados para a medida, os descontos sobre os veículos têm caráter temporário. Portanto, estará vigente enquanto houver recursos. Naturalmente, muitos visam os descontos com uma oportunidade de lucrar sobre o governo – comprando mais barato agora para vender posteriormente pelo preço padrão.
No entanto, isto é equivocado e uma interpretação falha da medida de, como nos diz Silvia
“Aquele consumidor que pretende comprar um carro novo, motivado pela redução de preço e ganhar dinheiro depois, será surpreendido. Uma das regras para este programa é que o consumidor tem de ficar com o veículo por mais de seis meses. Este é o prazo mínimo para que não seja considerada uma intenção de lucrar às custas do governo, se vender antes, vai ser obrigado a arcar com os impostos desonerados por esta medida”
Assim, fica claro que aquele consumidor responsável, ou empresário que deseja modernizar sua frota, tem na medida o amparo certo para isto. Para este público, agora é sim o momento ideal para comprar um carro novo e garantir as melhores condições possíveis de acordo com suas possibilidades.
Fonte: garagem360.com.br