O Detran – SP começou a implementação de uma Central Estadual de Apurações (CEA) para coordenar e agilizar processos de investigação de irregularidades internas.
O programa vai investigar possíveis infrações cometidas por funcionários públicos do estado de São Paulo.
Detran – SP lança programa de investigação de irregularidades internas
De acordo com o órgão, a iniciativa faz parte da nova gestão, cujo foco é fortalecer a área de Compliance e as unidades internas de auditoria.
A nova estrutura vai agilizar e tornar mais eficientes quaisquer investigações de denúncias, assim como suspeitas de irregularidades. Dessa forma, vai assegurar que seus valores inegociáveis como respeito, integridade, segurança e eficiência sejam aplicados.
A implementação da CEA foi anunciada durante palestras internas sobre Apuração Preliminar e Integridade, que ocorreram na última semana.
O intuito desses eventos é promover o constante aperfeiçoamento dos servidores, bem como sua atualização e melhoria contínua.
Waldirene Santana, responsável pela Auditoria Interna do Detran-SP, ressaltou a importância dos temas discutidos para a autarquia, uma vez que a capacitação dos servidores públicos têm um impacto direto na melhoria, eficácia e eficiência das atividades
Além disso, é importante garantir serviços transparentes e de excelência para a população, que são fundamentais para a gestão da autarquia.
Entre as palestras promovidas estão:
- “Noções Gerais sobre a Apuração Preliminar” ministrada por Inacio de Loiola Mantovani Fratini, Procurador do Estado de São Paulo,
- “Infrações em Espécie mais Recorrentes” realizada por José Carlos Cabral, Procurador do Estado de São Paulo
- “Assédio Sexual” ministrada por Marcela Gonçalves Godoy, Procuradora do Estado de São Paulo,
- “Assédio Moral” com Kristina Yassuko Iha Wandalsen, Procuradora do Estado de São Paulo.
Tolerância Zero à Corrupção no órgão de trânsito paulista
Em março deste ano, o Detran também criou um grupo com servidores voluntários para propor soluções sobre os temas Compliance e Integridade.
O objetivo é combater desvios de conduta e promover melhores serviços à sociedade paulista.
A partir daí, desenvolveu ações de fiscalização de irregularidades cometidas por estabelecimentos que prestam serviços ao Detran – SP, fiscalizando, entre desmanches, centros de formação de condutores (CFCs) e estampadoras, entre outros.
O órgão também lançou a Portaria Normativa nº 10, que determina a obrigatoriedade de recadastramento de todas as pessoas físicas ou jurídicas que exercem alguma atividade regulamentada pelo Detran.
Autoescolas, clínicas médicas e psicológicas, despachantes, estampadoras de placas, empresas de inspeção veicular e desmontes devem atualizar suas informações ao longo do mês de novembro.
Fonte: garagem360.com.br