Que a Tesla é a montadora de veículos mais valiosa do mundo, muita gente já sabe. Mas afinal, quais os motivos para isso?
Diferencial da Tesla
Segundo Elon Musk, presidente-executivo da marca, o que faz a fabricante norte-americana ser a empresa de maior valor agregado do segmento é a ”autonomia” de seus veículos.
Em visita à Paris na última sexta-feira (16), Musk afirmou acreditar que esse é o diferencial da principal montadora de veículos autônomos mundial.
Segundo Musk, essa característica é a ”principal impulsionadora” da Tesla para consolidação no topo do mercado mundial.
A Tesla possui atualmente valor de mercado de aproximadamente US$ 800 bilhões e irá construir mais uma fábrica na Europa, o que foi tema do encontro entre Elon Musk e o presidente da França, Emmanuel Macron, o segundo em poucas semanas.
Autonomia plena
Apesar de ser a montadora mais avançada na autonomia de veículos, a Tesla continua perseguindo a capacidade total de direção autônoma de seus modelos.
A chamada autonomia de nível 5 ou ”autonomia plena” ocorre quando um veículo atua sem qualquer interferência humana, o que ainda não acontece no mercado.
Apesar disso, Elon Musk segue confiante na disruptura do segmento por parte de sua companhia e acredita que resolverá essa questão ”em breve”, o que deve significar alguns anos.
Atualmente, o sistema mais avançado de autonomia oferecido pela montadora é o “Full Self-Driving” ou Direção Totalmente Autônoma, em tradução para o português.
A configuração, no entanto, não torna os veículos totalmente autônomos segundo a própria fabricante norte-americana, necessitando de interferência humana para alguns comandos.
Nova polêmica de Elon Musk
Se tem uma coisa tão certa quanto a fortuna e o poder de Elon Musk, é que o bilionário não se esquiva de polêmicas, pelo contrário.
Desta vez, o CEO da Tesla mandou um recado para a Toyota, segundo informações de bastidores, ”sugerindo” que a montadora japonesa adote os carregadores da Tesla para seus veículos elétricos.
Através do Twitter, o mandatário da Tesla publicou, em tradução livre: ”Eles deveriam se juntar à coalizão NACS!”.
”Eles”, no caso, seria a Toyota, fabricante resistente a ideia já sinalizada por montadoras como Ford e General Motors. ”NACS” é o nome pelo quais são conhecidos os conectores elétricos da Tesla.
Fonte: garagem360.com.br