Existem carros que fizeram um sucesso tão grande e ficaram para sempre na memória de muita gente, atravessando gerações. Porém, em algum momento, tiveram que parar de serem fabricados por questões de legislação ou de mercado. Mas isso não significa que, pelo menos em certos casos, a história tenha terminado.
VEJA TAMBÉM:
- Ficou sem luz em casa? Seu carro elétrico poderá ser a solução
- Veja 5 carros elétricos que vão ser lançados em 2024
Estamos falando dos clássicos a combustão que ressuscitaram como elétricos, como os 5 que podem ser vistos a seguir. Todos se tornaram modernos e ecologicamente corretos, sem poluir o meio ambiente e com tudo como manda o figurino hoje em dia, mas sem perder a aura de antigamente.
1- VW ID.Buzz
A Volkswagen não fez cerimônia em ligar a imagem do novo ID.Buzz elétrico da marca à Kombi clássica, de diversas formas. O carro acaba de chegar ao Brasil, mas disponível apenas pelos planos de assinatura ao custo mensal que parte de R$ 12.990 e em um lote de apenas 70 unidades, em alusão aos 70 anos da marca no país.
A chamada “Kombi elétrica” é fabricada na Alemanha e conta com boa dose de sofisticação que inclui faróis de led inteligentes, rodas de aro 20, sistema semiautônomo que ajuda nas balizas, para-brisa com isolamento acústico, ar-condicionado digital de duas zonas, tela do multimídia de 12 polegadas, entre outros itens. Vem com motor elétrico de 204 cv e autonomia de 420 km (WLTP).
2- Fiat 500
O Fiat 500e trazido ao Brasil é o topo de linha Icon, com vários equipamentos, como teto solar panorâmico , controlador de velocidade adaptativo (“piloto automático”), internet a bordo, leitor de placas e sinalização, entre outros. O carro mantém o formato da versão original, mas com uma linguagem mais moderna, que inclui faróis de led e materiais mais leves.
O motor elétrico tem 118 cv e 22,4 kgfm de torque e funciona com tração dianteira. As dimensões não são tão maiores que as do 500 dos anos 60, com 363 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,53 m de altura e 2,32 m de entre-eixos. Recentemente, também passou a ter versão Abarth.
3- DMC DeLorean
O clássico do filme “De Volta para o Futuro” começou a ser fabricado em 1981 pela norte-americana DeLorean, sendo o único modelo lançado pela empresa antes de sua falência, no ano seguinte. O carro chamava atenção por detalhes como carroceria de aço inoxidável e portas que se abrem para cima, como se fossem asas de uma gaivota.
Segundo a empresa renascida, o carro terá autonomia para até 480 km, e capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3 segundos , além de atingir velocidade máxima de 250 km/h. A produção deverá começar no ano que vem e menos de 10 mil unidades deverão ser fabricadas em seis anos.
4- Renault 5
Considerado o sucessor do Zoe, o novo elétrico é uma releitura do clássico dos anos 70 a 90. Apareceu pela primeira vez no Salão de Munique (Alemanha) de 2021 e deverá ser lançado na forma definitiva em 2024, já que tem sido visto em testes pela Europa com poucos disfarces.
A fabricante ainda não deu mais detalhes técnicos sobre o novo modelo 5, mas sabe-se queo carro terá motor elétrico dianteiro e uma bateria mais leve que a do Renault Zoe. A autonomia ficará ao redor de 400 km, conforme a Renault declarou quando o protótipo foi mostrado.
5- Hummer
O gigantesco modelo militar dos Estados Unidos acabou saindo de cena na época do operação que salvou a GM da falência depois da crise de 2008, mas voltou primeiro como picape e depois como SUV elétrico para enfrentar trilhas radicais. Tem três motores que somam nada menos que 840 cv.
Com toda essa força, o novo Hummer elétrico é capaz de acelerar de 0 a 100 km/l em apenas 3,5 segundos, conforme a fabricante. Bom também é que o carro tem um dos melhores ângulos de ataque e saída do segmento, sem falar em um diâmetro de giro de 10 metros em modelos com direção nas 4 rodas. A autonomia varia de 402 km do modelo básico a mais de 480 km, dependendo da versão.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo