Foi dada a largada! Com o mercado de SUVs no geral em franca expansão, mas como o ticket médio acima de R$ 150 mil e as condições de crédito ainda longe do ideal, as fabricantes estão apostando em um segmento abaixo dos SUVs compactos.
VEJA TAMBÉM:
- Renault Kardian mostra qualidades para mexer no segmento de SUVs
- Renault Kardian: conheça a versão “baratinha” com calotas do SUV
Também classificados como crossovers, eles têm boa altura livre do solo, melhor posição de dirigir e no geral, melhor aproveitamento de espaço interno, o que provê ainda mais o sucesso deles pelo mundo.
O Renault Kardian, por exemplo, veio com a missão de mergulhar de cabeça no segmento e já substituiu o Sandero. Lançado em março deste ano, o modelo já vendeu 1.753 unidades em junho, acumulando desde o seu lançamento 5.191 exemplares vendidos, segundo dados da Fenabrave.
Outras fabricantes como a Fiat, VW, Honda e Chevrolet já estão na jogada e vão lançar no Brasil seus representantes até 2028. Confira o que vem por aí.
1- fiat grande Panda
Recentemente a Fiat revelou detalhes do Grande Panda na Europa, modelo que vai servir de base para produzir o novo crossover e substituir de uma só vez a dupla Mobi e Argo. Com linhas que misturam o Panda original e um pouco do Uno, aqui, o novo crossover poderá adotar algumas mudanças no trem de força, no caso, uma variante híbrida flex.
Já na Europa, cujo lançamento previsto para este ano, o Grande Panda será somente na versão elétrica de 113 cv e com autonomia de 320 km (WLTP); e quanto a opção a combustão, é possível que fique só para 2025. Tratado internamente como projeto F1H, o novo carro pode chegar no ano seguinte. Adotará a mesma plataforma CMP do Citroën C3, (STLA Small). Seus preços devem ficar na casa de R$ 90 mil e R$ 120 mil.
2- Volkswagen crossover
O “Gol SUV”, como a imprensa o vem chamando, é um dos lançamentos mais aguardados do Brasil. O projeto faz parte de um investimento da Volkswagen na casa de R$ 1 bilhão. Ainda é incerto o nome do novo B-SUV da marca alemã, mas o fato é que o novo carro tem grandes chances de herdá-lo, já que batizou o carro de maior sucesso no Brasil.
A novidade poderá usar a plataforma MQB A0 do trio Polo, Nivus e T-Cross e ser equipado com motores 170 TSI de 116 cv e 200 TSI flex de 128 cv.
Prevê-se que sua estreia no Brasil fique para 2025 e será posicionado abaixo do Nivus que hoje custa a partir de R$ 119.990 na versão Sense 200 TSI.
3- Honda WR-V
Outro carro já confirmado para o Brasil pela Honda, o novo WR-V chegará para ocupar a lacuna existente entre o City Hatch e o HR-V. O novo SUV faz parte do anúncio de investimentos de R$ 4,2 bilhões no Brasil até 2030. O novo modelo que chegará apenas no segundo semestre de 2025, deverá ser equipado com o mesmo trem de força já empregado nos modelos HR-V, City Hatch e Sedan.
O motor deverá ser o 1.5 flex, de quatro cilindros, aspirado com injeção direta de combustível que garante até 126 cv de potência e 15,8 de torque. Já a híbrida flex só deve vir mais tarde e será o primeiro híbrido flex nacional da marca que baterá de frente com o Toyota Yaris Cross. Seus valores podem bater próximo dos R$ 120 mil e R$ 150 mil.
4- Chevrolet “Projeto Carbon”
Com um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí (RS), a Chevrolet vai renovar o Onix, Onix Plus, além de lançar um novo SUV baseado no Onix. Conhecido como projeto Carbon, o veículo se enquadra no crescente segmentos dos crossovers abaixo dos SUVs compactos, que já conta como exemplos o Fiat Pulse e Renault Kardian.
É possível que o veículo use o motor 1.0 turboflex de três cilindros (116 cv e 16,8 kgfm), usado pela família Onix e pelo Tracker, porém atualizado para o novo carro. De acordo com o site Autos Segredos, o novo crossover deverá ser fabricado em Gravataí e chegar entre 2026 e 2027. O preço será perto de R$ 120 mil e R$ 150 mil, considerando que hoje o Tracker mais em conta não sai por menos de R$ 119.990.
5- Renault Kardian
Lançado em 2023 no Brasil, o Renault Kardian é um crossover compacto que é produzido em são josé dos Pinhais (PR). Por aqui, seu objetivo principal foi de assumir a posição da família Sandero, cujos modelos como Stepway e Logan ainda são vendidos, mas que devem sair de linha até o final de 2024.
O primeiro carro a ostentar a nova identidade da Renault conta com um motor turboflex, 1.0, de 125 cv acompanhado de um câmbio automático automatizado de seis marchas e dupla embreagem.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo