Sabe aquela versão esportiva de um carro comum ou uma série especial com edição limitada? Pois bem, se hoje ela está no mercado de usados, a tendência é de que, no futuro, ela seja ainda mais difícil de ser encontrada. E quando isso acontecer, será um item de coleção.
VEJA TAMBÉM:
- Escolha entre cinco SUV 4×4 até R$ 60 mil
- Quer desconto no 0 km? Fiat Mobi e Renault Kwid estão com por R$ 63.990
Basta lembrar de versões do tipo do passado e que hoje são raridades, como chevrolet kadett Turim ou um Volkswagen Passat TS. Então o AUTOO vasculhou os sites de classificados e encontrou cinco carros que estão anunciados no mercado de usados abaixo dos R$ 100, mas que no futuro serão bem mais difíceis de encontrar.
Volkswagen Virtus GTS
A versão esportiva do sedã foi fabricada entre 2019 e 2021, justamente no período em que o mundo viveu uma das suas mais graves pandemias, a do Coronavírus. Os três anos de produção e o período complicado fez com que suas vendas fossem baixas, que culminou em seu fim. Hoje a sigla GTS está somente no Polo.
O Virtus, no entanto, era um carro bem divertido. Vinha com motor 1.4 TSI flex com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,7 segundos e a velocidade máxima atingida é de 210 km/h.
Renault Sandero RS Racing Spirit
O Renault Sandero RS por si só já é uma raridade. A versão esportiva do hatch foi um sucesso dentro do seu nicho, mas é muito difícil achar um em condições originais. Imagina tendo uma série limitada, a Racing Spirit. Foram apenas 1.500 unidades produzidas e é possível achar algumas anunciadas por aí.
De diferente mesmo eram adesivos na cor vermelha, mesma cor de alguns frisos. A mecânica era a mesma com motor 2.0 16v aspirado com 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas. O conjunto leva o Sandero aos 100 km/h em 8 segundos e atinge 202 km/h.
Peugeot 208 GT
Outra versão esportiva de um hatch, foi a GT, do Peugeot 208, lançada em 2016 e que durou até 2020. Apesar do longo período, as vendas não foram muito altas devido ao preço bem elevado do hatch. E, ao contrário do 208 GT que será lançado agora, a mecânica era bem preparada.
No lugar do motor 1.2 ou 1.6 aspirado oferecidos na época, a escolha foi pelo 1.6 THP turbo flex de 173 cv e 24,5 kgfm ligado à transmissão manual de seis marchas. O esportivo vai a 100 km/h em 7,6 segundos e aos 222 km/h. É um carro que tende a valorizar.
Fiat Bravo T-Jet
O Fiat Bravo T-Jet é mais uma versão esportiva de um hatch. Neste caso, médio, feito entre 2011 e 2016. E, assim como todo esportivo, é difícil achar um realmente original, então os poucos que sobraram vão ficar cada vez mais caros e colecionáveis.
O Bravo era feito com motor 1.4 turbo a gasolina de 152 cv e 21,1 kgfm de torque. O câmbio manual de seis marchas completa o trem de força que leva o hatch aos 100 km/h em 8,7 segundos e à máxima de 206 km/h. Uma dica é, se não achar um Bravo, pode procurar um Punto T-Jet, também futuro colecionável e que também utiliza essa mecânica.
Nissan Kicks Rio 2016
Os puristas podem reclamar de ver um SUV no meio de tantos esportivos, mas a série especial Rio 2016 do Nissan Kicks é sim uma raridade com potencial de virar item de coleção. Apenas 1.000 unidades foram feitas para lançar o carro durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e há poucas anunciadas.
Baseada na versão SL, a edição tinha a inscrição Rio 2016 nas laterais e detalhes em laranja no para-choque dianteiro. O SUV usa o mesmo motor que existe atualmente: 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm com câmbio automático CVT.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo