As concessionárias sentiram o fim do desconto para o carro popular. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em agosto, primeiro mês sem descontos, foram 208 mil emplacamentos. Contra 226 mil em julho.
O cenário é disparidade. Enquanto algumas montadoras voltaram com os preços anteriores, outras deram prioridade a reduzir um pouco o valor em relação aos praticados antes da medida do governo.
Outras reajustaram (para cima), como é o caso da Montana, que antes do desconto custava R$ 118.690 e agora sai por R$ 121.790.
Mas ainda assim é possível conseguir algum desconto. Separamos algumas possibilidades.
CNPJ e MEI tem desconto para carros
Empresas registradas e com CNPJ ativo podem obter desconto na compra de veículos. A média é de 10%, a mesma média praticada durante os descontos do governo.
A princípio, isso é possível porque não há comissões presentes na compra realizada no varejo.
Além disso, o abatimento pode ser maior em caso de compra de mais de um veículo.
O Micro Empreendedor Individual também ganha descontos. Assim como o CNPJ, pode ser carro de passeio, utilitário e até caminhão.
Tudo vai depender da política da marca e dos descontos praticados e do valor da entrada.
A dica aqui é abrir um MEI exclusivamente para aproveitar o desconto e depois de quitado o veículo pode dar baixa na inscrição.
Produtor Rural
Os produtores rurais também podem se beneficiar de descontos na compra de veículos. Essa categoria inclui agricultores, pecuaristas e outros profissionais que atuam no setor agropecuário.
Assim como os exemplos acima, o desconto vai depender da montadora e dos carros disponíveis.
A Fiat, por exemplo, oferece uma série de descontos para produtor rural. Veja a tabela dos principais carros da marca:
- Fiat Toro Flex – 10%
- Argo 1.0 – 7,58%
- Argo Drive 1.0 – 7,82%
- Cronos – 4,85%
Pessoa com deficiência
Os descontos para portadores de necessidades especiais são, geralmente, os maiores, já que não incide IPI e IOF (impostos federais) e ICMS e IPVA (estaduais).
De acordo com a lei, PCDs podem comprar veículos 0 km com desconto a cada dois anos. No entanto, se venderem o veículo em menos de dois anos, terão que pagar os tributos acima.
Consórcio com desconto para carro
Pode esperar um pouco mais? Então uma boa opção pode ser o consórcio, principalmente se você for motorista de aplicativo e quiser trocar de carro. Isso porque as plataformas fizeram parcerias, a exemplo da Uber — Bamaq, com condições especiais para os motoristas.
Vale ressaltar que o valor pode ser menor, mas há uma série de regras. Por exemplo, o valor depois da contemplação muda, daí a necessidade de estar preparado para isso.
Cuidados ao solicitar desconto para carro
Por fim, salientamos a necessidade de pesquisar bem, independente da modalidade que você se encaixa.
Pergunte sobre os descontos, condições, se há parcelas residuais, entre outras informações que não podem passar antes de fechar o negócio.
O ideal é ir até uma concessionária e acompanhar os sites oficiais das marcas, assim você terá informações precisas e atualizadas sobre os descontos.
Fonte: garagem360.com.br