Talvez ainda pouco conhecido para alguns proprietários de veículos, o Sistema Nacional de Notificação Eletrônica (SNE) já alcançou uma economia de mais de R$ 292 milhões no pagamento de multas por parte dos motoristas brasileiros.
Disponível desde 2016, uma grande vantagem do SNE é o desconto de 40% no valor das infrações. Para usufruir do benefício, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro e habilitar o veículo no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços Senatran.
O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web, informa a Serpro, empresa estatal responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.
Uma vez que o proprietário e/ou o condutor estejam habilitados no SNE, eles passarão a receber, de forma eletrônica, todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores aderidos ao sistema.
Também é possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
Em todo país, acrescenta o Serpro, 737 órgãos autuadores já aderiram ao sistema. Isso representa uma cobertura que inclui todas as rodovias federais, centenas de prefeituras e quase a totalidade dos Detrans, com exceção de cinco Estados, que já estão em fase de contratação. O total de veículos cadastrados ultrapassa os 15 milhões.
Fonte: autoo