Um tema tem dominado o noticiário do país: o forte calor que várias regiões estão enfrentando nos últimos dias. Dentre as dificuldades que as temperaturas elevadas trazem, uma delas é dirigir. Sendo assim, veja algumas dicas de como aliviar a quentura.
Dirigir no calor
O que você curte fazer em dias ensolarados de forte calor? Certamente a sua resposta não será dirigir, ainda mais se essa prática for acompanhada de jornadas extensas ou mesmo em regiões com trânsito.
Assim, muita gente que precisa se deslocar pelo país em meio ao calorão procuram técnicas de como amenizar o clima quente para viagens mais confortáveis.
Além da busca pelo conforto e comodidade, algumas recomendações são importantes para preservar a saúde de quem dirige horas a fio neste tempo quente.
Confira algumas dicas de como dirigir no calor sem se desgastar tanto.
Tomar bastante água
Esta recomendação não é válida apenas para dias de calor, mas em todos os dias, já que a água é essencial para o funcionamento do corpo.
Porém, essa solução é ainda mais necessária em dias de temperaturas altas, assim como ar seco, o que eleva ainda mais o potencial de desidratação.
Ingerir bastante água nesse caso, torna-se importante para um bom desempenho ao volante.
Evitar grandes jornadas
Quem trabalha percorrendo grandes distâncias, viajando ou costuma enfrentar trânsitos carregados sabe o quão exaustivo pode ser ficar horas dentro de um carro, ainda mais sob forte calor.
Assim, é preciso planejar esses dias com pequenas pausas em tempos elevados de condução, já que a prática pode ser extremamente desgastante.
Ar-condicionado
Esta dica é a solução inicial que vem à cabeça de muita gente assim que entra no carro em dias ensolarados: ligar o ar-condicionado.
No entanto, esse item salvador só vai te ajudar caso ele não tenha nenhuma avaria, assim antes de utilizá-lo em dias essenciais, é preciso ter cuidado do equipamento até mesmo em dias frios.
Outra ressalva é a força com que o ar-condicionado é acionado para quem está dentro do carro. Cuidado com o choque de temperatura externo e dentro do veículo para não correr riscos de saúde.
Protetor solar
Outra recomendação comum no calor é o uso do protetor solar. Porém, muita gente acredita estar protegido do sol dentro do carro, o que não é verdade.
Mesmo numa cabine fechada, o sol forte pode causar efeitos à pele de quem está em um veículo, assim para não correr riscos de doenças de pele, passe protetor antes de dirigir.
Óculos de sol
Ação praticada por poucos motoristas, o hábito de dirigir com óculos de sol, sobretudo em dias quentes, pode ser um importante aliado.
Isso porque o item ajuda a evitar claridades acentuadas, causadas pela grande incidência de luz nesses dias, o que pode causar percalços na condução.
Porém, cuidado ao escolher os óculos, já que ele também não pode ser tão escuro ao ponto de prejudicar a visão do motorista.
Aproveite e confira: Ar condicionado do carro quebra se usar ele dessa forma em dias quentes
Fonte: garagem360.com.br