O novo carro tá mais para “diferentinho”, uma vez que o Citroën Ami mede menos de 2,5 metros de comprimento e só 1,36 metros de largura. O modelo foi apresentado por dois importantes executivos: Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.
Tem mais sobre a marca aqui: “Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela
Ami – O novo carro da Citroën
A bordo de um Ami, os executivos percorreram o Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG) tanto por fora quanto internamente. Isso porque o modelo consegue entrar em ambientes onde um veículo padrão não tem acesso.
De acordo com a marca, o Ami se destaca por ser um dos protagonistas da Citroën em termos de eletrificação acessível e pelo seu potencial, podendo ser uma opção para diferentes clientes e aplicações.
Equipado com motor de 6 kW que proporciona uma autonomia de até 80 km, o Ami tem seu próprio cabo, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V, e a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas.
Carro que não é considerado um carro
A princípio, o Ami não é um carro, mas sim um quadriciclo elétrico com cara de mini carro. Com apenas 8 cv de potência, o modelo alcança incríveis 45 km/h. O carrinho leva apenas duas pessoas e não tem muito espaço para bagagem.
E não espere muito conforto ou luxo. O Ami é todo revestido de plástico rígido e equipado somente com um porta-celular, porta-copos, porta-objetos. O painel é simples, com quadro de instrumentos digital que mostra velocidade, nível de carga e status do câmbio.
Suas dimensões realmente não são as maiores (2,41 metros de comprimento e 1,36 metro de largura), mas se adequa a proposta da empresa.
A ideia é oferecer um carro pequeno, elétrico, destinado a ambientes controlados, como aeroportos, fábricas ou supermercados. Assim, é possível ter uma maior mobilidade de manejo associado a um baixo custo de abastecimento.
O sub-compacto já é vendido na Europa. Na França, por exemplo, seu preço é de €6,090 (R$ 31.643,09 na conversão direta) e lá qualquer pessoa acima de 14 anos pode guiá-lo, sem precisar de carteira de motorista.
Por aqui, ainda não sabemos as condições para circular na rua, uma vez que a homologação não será de carro. Possivelmente, o Ami deve passar por algumas mudanças antes de chegar oficialmente ao país.
O Ami chega ao Brasil e em diversos mercados da América do Sul. No entanto, a marca ainda não informou quando será o lançamento oficial, bem como os preços.
Fonte: garagem360.com.br