Recentemente a Citroën confirmou a chegada do Citroën Ami, um quadriciclo elétrico inovador.
Embora ainda não tenhamos informações precisas quanto ao preço, data de lançamento e regulamentação específica, a chegada do Ami ao Brasil é motivo de curiosidade, sobretudo para os entusiastas de veículos elétricos.
Citroën Ami prestes a chegar
E o micro carro elétrico da Citroën está fazendo o maior sucesso na Europa. Trata-se de um modelo ultra compacto, sem muitos recursos, mas com uma identidade única.
Suas medidas são de apenas 2,41 metros de comprimento e 1,36 metro de largura. O suficiente para levar duas pessoas quase confortavelmente, mas com estilo.
De acordo com a marca, o modelo conta com motor de 6 kW que proporciona uma autonomia de até 80 km. Além disso, o cabo do Ami permite o carregamentos em qualquer tomada de 110 ou 220V. A a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas.
Com velocidade média de 45 km/h não se espera muito do carrinho. Ele é ideal para pessoas que fazem percursos pequenos no cotidiano, bem como aqueles que não querem ter que se deslocar a um posto de gasolina para o abastecimento.
Por dentro, o modelo também é minimalista, uma vez que não há muito espaço para equipá-lo. Conta com apenas um com porta-celular, porta-copos e porta-objetos, bem como os detalhes são em plástico rígido, sem acabamentos sofisticados.
O destaque fica por conta da central equipada com Data Ami com dados como quilometragem, carga da bateria, entre outros.
Aqui tem mais sobre o modelo: Afinal, é carro ou não é? Conheça em detalhes o novo modelo da Citroën para o BR
Proposta diferente para o Brasil
O modelo já é vendido na Europa, em países como França e Portugal para pequenos percursos. Por aqui, ele veio com uma proposta um pouco diferente: o uso em empresas, aeroportos, entre outros estabelecimentos que demandam mobilidade associada ao baixo custo de abastecimento.
Para isso, Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul, fizeram um passeio pelo Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG) tanto por fora quanto internamente.
Na França, por exemplo, seu preço é de € 7.990 na versão passageiro e € 8.390 na versão cargo, E lá qualquer pessoa com mais de 14 anos pode guiá-lo, uma vez que se trata de um quadriciclo elétrico com velocidade máxima controlada.
Por aqui, ainda deve passar por regulamentação e homologação, o que pode demandar alguns ajustes e adequações às leis de trânsito.
Fonte: garagem360.com.br