Com a possível volta de impostos para o carro elétrico no Brasil, os desdobramentos imediatos não serão apenas o aumento do preço. Entenda.
Carro elétrico mais caro no Brasil
Em meio ao melhor momento do mercado dos carros elétricos no país, toda essa celebração pode ter prazo para acabar.
Isso porque devido à pressão das montadoras mais tradicionais de veículos a combustão, o governo poderá retomar tributos para a importação de modelos eletrificados, e assim, encarecer esses carros no Brasil.
O objetivo dessa mudança é conter a “invasão chinesa” que tem afetado o mercado e as vendas de fabricantes locais.
Consequências vão além do preço
Apesar da consequência imediata com a volta de impostos sobre os veículos eletrificados serem o aumento do preço, não será apenas isso que mudará.
Como salienta a Dealersites, startup de digitalização do mercado automotivo no Brasil, outras alterações já começam a entrar no radar do setor com relação a adaptação das concessionárias brasileiras para manter a relevância que atingiram nos últimos meses.
A isenção do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos está prestes a ser revista até o final do ano, com a publicação da segunda fase da Rota 2030, conhecida como Mobilidade Verde e Inovação.
Retomada dos impostos aos eletrificados
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o governo federal deverá reintroduzir gradualmente o imposto de importação aos modelos elétricos.
A medida deverá ser colocada em prática em três etapas até atingir 35% de taxação, como ocorria em 2015. Desde então, os impostos de importação para os carros elétricos está zerado, como forma de impulsionar o setor, assim como a descarbonização do meio ambiente.
Para especialistas do setor automotivo, essa retomada dos impostos marca uma virada na era dos preços atrativos e, ao mesmo tempo, estimula a produção de carros elétricos no Brasil.
‘’Vimos que conceder isenção total de impostos apenas para carros elétricos, sem impor contrapartidas, fez com que houvesse uma desvantagem competitiva entre marcas estrangeiras e nacionais. Por isso, agora é hora de as marcas estabelecidas no Brasil ampliarem seus esforços para estarem preparadas para as oportunidades que devem surgir’’, destaca Cesar Cantarella, CEO da Dealersites.
Alta dos veículos elétricos no BR
Em seu melhor momento na história do país, os carros elétricos foram responsáveis por 49.052 emplacamentos até aqui em 2023.
O número aponta para um crescimento de 76% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram comercializados ‘’apenas’’ 27.812.
O aumento de participação pode ser atribuído a inúmeros fatores como iniciativas mais ousadas das principais responsáveis pelo bom momento do mercado eletrificado: GWM, BYD e CAOA Chery.
Fonte: garagem360.com.br