Um homem de 54 anos perdeu a vida na noite de segunda-feira (28) em um acidente trágico envolvendo um macaco hidráulico enquanto realizava reparos em um carro na garagem de sua residência, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.
Falha no macaco hidráulico causa morte de homem
De acordo com os bombeiros, durante o conserto, o macaco hidráulico apresentou falhas e o veículo acabou caindo sobre a vítima. O filho do homem descobriu seu pai ferido e imediatamente solicitou ajuda ao Corpo de Bombeiros.
“Quando chegamos a vítima já estava em óbito. Ao lado dele tinha um macaco hidráulico que estava tombado, a princípio, o que indica, é que por conta do piso irregular acabou tombando esse macaco, o veículo cedeu sobre o rosto da vítima, causando lesões em face, quanto uma possível asfixia, que pode ter sido a causa da morte”, contou o tenente Sean Filipake ao Uol.
Como posicionar o macaco
Os macacos hidráulicos são ferramentas amplamente usadas para levantar carros e outros objetos pesados.
No entanto, é importante estar ciente dos riscos envolvidos no uso incorreto ou inadequado desses equipamentos.
O principal risco ao utilizar o macaco de maneira inadequada é justamente a quebra ou o fato dele não aguentar o peso, o que pode levar a acidentes graves e até mesmo fatais.
Ao posicionar o macaco hidráulico, é importante encontrar pontos de apoio adequados no veículo, como as áreas reforçadas da carroceria ou pontos de elevação recomendados pelo fabricante.
Evite levantar o veículo em áreas como o assoalho ou em regiões frágeis que possam ceder sob o peso, causando instabilidade.
Cada veículo possui uma marcação onde deve ser posicionado o macaco. Respeite essa marcação. Qualquer outro local, pode levar ao deslizamento ou queda do veículo.
Além disso, é importante usar apenas equipamentos com capacidade suficiente para suportar o peso do veículo.
Do contrário, ele pode não suportar, trazendo um grande perigo.
Outro ponto é colocar um pneu abaixo do carro, assim se houver algum deslize ele pode segurar o veículo e evitar o acidente.
Por fim, certifique se o macaco encontra-se em boas condições de uso. A vida útil de um macaco hidráulico pode chegar a 20 anos, porém ele precisa trazer segurança e não desconfiança.
Não pode estar enferrujado ou apresentar trincos. Se for o caso, troque o equipamento antes que precise usá-lo.
Veja também: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos
Fonte: garagem360.com.br