O atual mercado de motos no Brasil não tem muito segredo: A Honda na frente e a Yamaha vindo por fora, mas sem chances de alcançar a líder. Para se ter ideia, a moto mais vendida do país tem 61,68% de participação no seu segmento e a concorrente direta só tem 6,79%.
Atual mercado voltado para motos de até 160 cc
Apesar do apelo das eletrificadas, que cada vez estão com maior autonomia e preços mais competitivos, os modelos que se consolidaram nos últimos anos seguem como tendência no país.
A Honda CG 160 segue como a moto mais vendida do país disparado. Foram 33.689 em abril e 43.442 em maio, muito à frente da concorrência, já que a marca detém as vendas das 5 motocicletas mais vendidas no país. Em segundo no ranking do mês de maio está a Honda Biz, com 18.341 unidades emplacadas e 80.417 no acumulado do ano.
Em terceiro a Pop 110i, com 10.280 emplacadas em abril e incríveis 16.035 em maio. Na quarta colocação está outra Honda, só que trail. A NXR160 vendeu 11.442 unidades em abril e 15.454 em maio.
A concorrente direta, a Yamaha, só tem representante a partir da quinta colocação do ranking, com a YBR 150 com 3.516 emplacamentos em abril e 4.911 em maio.
Nota-se que o mercado atual conta com vários modelos de motos de até 160 cc. São motocicletas mais acessíveis para a população, principalmente em áreas urbanas, onde são usadas como alternativa para o transporte público. Também há uma oferta variada por parte dos fabricantes, em especial as japonesas.
Por fim está o aumento da oferta de dos serviços de entrega e moto táxi, bem como a popularização do uso de aplicativos que fazem a intermediação entre motoboy e cliente. Muitas pessoas querem um modelo para trabalhar, assim há um aumento da demanda por motocicletas menores, já que são utilizadas para esse tipo de serviço.
Honda na frente
A Honda é muito popular no país, construindo uma relação forte com os motociclistas. Sua reputação se consolidou ao longo dos anos por oferecer produtos de qualidade e confiabilidade.
Além disso, conseguiu desenvolver uma vasta rede de concessionárias e assistência técnica em todo o país. A boa aceitação da marca, aliada a produtos inovadores, design moderno e o fortalecimento da sua presença em todo o país, ajudam a explicar porque a Honda é uma das marcas que mais vende no Brasil.
Fonte: garagem360.com.br