As cores branca, preta, cinza e prata são as mais comuns no mercado automotivo Latino e isso segue uma tendência mundial. O branco, por exemplo, é a cor mais comum entre os veículos no mundo, mas qual é a melhor? Veja 3 pontos que vão querer te fazer mudar a cor do seu carro.
O que levar em consideração ao escolher a cor do seu carro
Você já notou que as cores mais chamativas, como azul, verde ou amarelo são menos comuns?
Isso porque as fabricantes lançam no mercado mais modelos com a cor neutra, não só para atender o público geral, mas também os frotistas. Estes preferem modelos com cores neutras que geralmente são mais baratas.
Além disso, as cores mais usadas: branco, preto, cinza e prata favorecem alguns pontos, dos quais podemos destacar:
1 – Retenção de temperatura
Carros de cores neutras tendem a refletir mais a luz solar em comparação aos pigmentos mais escuros, como preto e azul escuro. Essa reflexão ajuda a reduzir o acúmulo do calor no interior do veículo, assim o interior fica mais confortável em dias quentes.
Ademais, uma temperatura interna mais baixa também pode reduzir a necessidade de usar o ar-condicionado, economizando combustível e energia.
2 – Facilidade de revenda do seu carro
Carros das cores mais populares costumam ter uma demanda maior no mercado de revenda. Isso ocorre porque essas cores são mais versáteis e podem atrair um maior número de compradores em potencial.
Além disso, cores neutras são menos suscetíveis a modismos ou tendências, facilitando a venda futura.
3 – Risco de assalto
Ter um carro muito colorido e chamativo pode aumentar as chances de chamar a atenção de pessoas mal intencionadas. Já os carros de cores neutras, geralmente, são menos chamativos e podem até passar despercebidos em meio a outros carros.
Embora a cor do carro não seja o único fator a ser considerado na segurança, ter um carro de cor neutra pode ajudar a reduzir o risco de ser um alvo fácil para criminosos.
Quais as cores mais usadas nos carros
De acordo com um levantamento do G1, que usou como base os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), atualmente são 80,4 milhões dos veículos no Brasil. Deste total 67%, são de uma dessas quatro cores:
- branca (21,2%);
- preta (18,9%);
- prata (16,8%);
- cinza (10,2%).
A cor vermelha fica com 15,6% da frota.
De acordo com os dados é possível detonar que o percentual de outras cores caiu consideravelmente nos últimos 30 anos. Azul, verde, amarelo e bege são consideradas cores residuais e juntas representam apenas 17% do total.
Continue no assunto: Fiat vai parar de fazer carros cinzas e pratas! Essas são as novas cores
Fonte: garagem360.com.br