Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Voluntária relata: doar sangue me enche de felicidade e propósito

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O MT Hemocentro celebrou, na manhã desta sexta-feira (15), 30 anos de serviços prestados à população de Mato Grosso, com a presença de doadores, funcionários, parceiros e representantes da unidade. Desde a sua fundação, o MT Hemocentro já realizou mais de 370 mil atendimentos, beneficiando pacientes em tratamento em todo o estado. 

Para possibilitar todos os atendimentos, o Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 9,1 milhões na modernização do parque tecnológico da unidade especializada, melhorando a infraestrutura, tecnologia e equipamentos, com o objetivo de proporcionar mais qualidade no tratamento dos pacientes. 

Para a fisioterapeuta Rosilene Silva Andrade, que é doadora há mais de sete anos, o ato de doar sangue deve ser incentivado por todas as pessoas. “Acho extremamente importante doar, principalmente por ser uma atuante da área da saúde e ver que existe uma carência muito grande nas doações. Contribuir dessa forma e poder salvar a vida de uma pessoa é algo que preenche meu coração de amor e me faz uma pessoa realizada”, afirmou. 

Já para Emerson Rodrigues Coimbra, doador há mais de quatro anos, a iniciativa é uma forma de ajudar ao próximo e demonstrar empatia.

“Eu decidi que precisava fazer alguma coisa, encontrar uma maneira de ajudar o próximo. Foi então que eu tomei coragem, perdi a resistência que eu tinha e iniciei a jornada de doador”, disse sorrindo sobre o medo às agulhas. 

Julia Micaelen, de 17 anos, realizou sua primeira na manhã desta sexta-feira, durante a comemoração. A jovem destacou a importância das doações e disse que vai incentivar o ato, para que seja possível aumentar essa corrente pela vida. 

A diretora geral do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforçou a importância da , que representa a dedicação e o empenho da unidade em prestar um bom atendimento aos doadores e pacientes. 

‘’O MT Hemocentro é referência no Estado para o tratamento de do sangue, podendo salvar até quatro vidas com uma única doação, através dos componentes do sangue que abrangem diversas especialidades. Sendo assim, todas as pessoas que tiverem entre 16 e 69 anos, com mais de 51 quilos e bem de saúde, são ótimas candidatas a contribuir com a unidade doando sangue”, destacou.

Durante a celebração, a unidade realizou diversas homenagens aos servidores e doadores, além de apresentações das bandas do Corpo Musical da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do cantor Edmilson Maciel, da Banda Terra. 

MT Hemocentro 

Para continuar atendendo a população com qualidade, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), investe cerca de R$ 29 milhões na construção de uma nova sede para o banco de sangue e para o Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac).

A hemorrede em Mato Grosso também conta com 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), que estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Juara, Juína, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Fonte: obomdanoticia

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.