Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Três Zoos se unem para salvar papagaios raros da extinção

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Para salvar uma espécie de papagaios raros, três zoos que se uniram para “casar” os bichinhos. A espécie de araras-de-testa-vermelha está ameaçada de extinção, o esforço é para se reproduzam e se juntem aos 300 que restam na natureza.

A ação uniu os zoos do Reino Unido – dois na Escócia e, outro na Inglaterra. São eles o Zoológico Twycross em , Inglaterra, e os Zoológico de Welsh Mountain e Zoológico de Edimburgo, ambos na Escócia.

Nativos da Bolívia, os papagaios raros estão na relação dos “criticamente em perigo” da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Para os especialistas, a iniciativa do programa de conservação europeu é um “marco importante” do esforço global.

Esforço global

No Zoológico de Edimburgo, o curador assistente de Rhys McKie disse que é um momento de grande emoção quando um novo pássaro de espécies ameaçadas nasce.

“É sempre um dia emocionante quando um novo chega ao zoológico, mas reencontrá-los foi um momento muito especial”, lembrou o especialista.

Para ele, é uma grande alegria perceber que tanto esforço é recompensado. “Quando ele nasceu, foi a primeira vez em mais de 15 anos que a espécie foi reproduzida com sucesso no zoológico.

“Estou ansioso para que nossos visitantes tenham a oportunidade de vê-los juntos — e nossas outras espécies impressionantes de papagaios — em nosso habitat de papagaios”, reagiu Rhys.

Leia mais notícia boa 

Ameaça de extinção

A espécie de araras-de-testa-vermelha se destaca pelas penas vermelhas brilhantes na testa e pela longa cauda verde e azulada.

Na natureza, esses papagaios raros só podem ser encontrados em uma pequena região semidesértica e montanhosa da Bolívia, o que os torna únicos entre as araras.

Os pássaros se alimentam de plantas do deserto, como cactos, e são um dos principais dispersores de sementes da planta.

A Rebecca Biddle, diretora de conservação do Zoológico Twycross em Leicester, na Inglaterra, comemorou o esforço das equipes.

“Estou muito orgulhosa de ver o Zoológico de Twycross liderando o caminho para a conservação desta espécie incrivelmente importante”, disse. “Trazer este para Twycross para, esperançosamente, facilitar a reprodução no futuro, é um passo necessário e importante para salvar esta espécie”, afirmou ela, no Goodnewsnetwork.

Para garantir a existência de uma espécie rara de papagaio (araras-de-testa-vermelha), três zoos se unem e "casam" os animais. Foto: Reprodução/Zoológico Twycross – SWNS

Para garantir a existência de uma espécie de papagaios raros (araras-de-testa-vermelha), três zoos se unem e “casam” os animais. Foto: Reprodução/Zoológico Twycross – SWNS

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.