O Festival Cultural “Pelas Mãos Delas” levou qualificação a 1260 mulheres em 14 municípios de Mato Grosso. Projeto viabilizado através de emenda impositiva do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), sua segunda edição ofereceu 560 vagas para a confecção de artesanatos, produção culinária gourmet de doces e oficinas direcionadas para o fortalecimento do empreendedorismo. Nessa etapa, foram contempladas 7 cidades, que compreendem o Vale do São Lourenço à região sul do estado. O último município a receber o programa, com o apoio do Insituto Família Nutripeso, foi Poxoréu, onde foram registradas 67 participações na primeira semana de agosto.
Uma das palavras mais citadas no encerramento dessa segunda fase foi “otimismo”. Edima Tomaz (57), por exemplo, é catadora de materiais recicláveis e reside na região conhecida como Curva da Santinha, na MT-130. Ela, que participou de todas as atividades do Pelas Mãos Delas, relata que foi de carona para o local das palestras e recebeu todo apoio necessário, inclusive todas as refeições, gratuitamente, durante seu aprendizado.
“Gostei muito do aprendizado que tive, das palestras, do conteúdo que foi trazido até nós e quero agradecer imensamente a oportunidade que eu tive, uma oportunidade única. Eu quero me especializar em alguma coisa e esse vai ser o meu pontapé inicial. Com o que aprendi posso começar uma nova profissão, trabalhar em casa e ter uma renda melhor. Eu vou confeccionar os biscoitos, os panos de prato, que foi o que eu aprendi, vou vender na cidade e trazer o alimento para a minha casa”, garantiu.
Já para a professora aposentada Mauritânia Lima (53), dois momentos marcantes foram as palestras motivacionais e de educação financeira. “Foram dois dias de muito aprendizado”, avaliou
Pelas Mãos Delas é realizado pela Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/MT/CBÁ), através de um termo de fomento junto à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). No ano passado qualificou mais de 700 mulheres dos municípios de Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Poconé e Barão de Melgaço.
Entusiasta da qualificação, principalmente quando direcionada às mulheres, o deputado estadual Max Russi acredita que uma maior oferta de cursos gratuitos à população vulnerável poderá ser o diferencial para o preenchimento de novas vagas de empregos, previstas para surgirem nos próximos anos em Mato Grosso.
“O fortalecimento dessa pauta é um grande desafio, mas nós aqui na Assembleia temos esse compromisso. Hoje temos boas projeções para o surgimento de novos postos de trabalho em nosso estado e precisamos incentivar, dar condições para nossa população, principalmente as mulheres, para que ocupem essas áreas, tenham sua renda e fortaleçam a nossa economia e o desenvolvimento de Mato Grosso. Vamos seguindo, encarando esse desafio”, assegurou o deputado.
Da assessoria
Fonte: noticiapositiva