Sophia @princesinhamt
Boas Ações

os destaques da premiação

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O capacete Elmo de respiração assistida conquistou mais um importante reconhecimento e foi premiado entre as 12 inovações tecnológicas mais relevantes da América Latina (AL). A escolha online reuniu médicos e pesquisadores do Prêmio Euro de Inovação na Saúde. A ideia é valorizar a pesquisa que contribui para qualidade de vida e bem-estar. O projeto foi desenvolvido no Ceará por meio de uma parceria entre várias instituições.

Os vencedores receberão 50 mil (cerca de R$ 130 mil) euros que devem ser investidos em pesquisas. A premiação se dividiu nas categorias Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde (vencida pelo Elmo); Inovação em Terapias; Inovação em Processos Relacionados à Saúde; e Inovação Social e Sustentabilidade em Saúde.

Concorreram entre os premiados projetos de representantes do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Uruguai, do Paraguai, do Peru, do , do México, da Colômbia, da Guatemala, de El Salvador, da Nicarágua, do Panamá, da Costa Rica, de Honduras e da República Dominicana.

A história do capacete Elmo

O projeto de respiração batizado de capacete Elmo é capaz de manter o oxigênio, portando a capacidade de respirar do paciente, sem que seja feito esforço. O mecanismo é utilizado em pacientes que estão momentaneamente com a capacidade reduzida e com dificuldades causadas pelos mais diversos fatores.

O capacete Elmo foi criado graças à parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e várias instituições públicas e privadas do Estado.

Foi organizada uma verdadeira força-tarefa: a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a (Unifor). A inovação contou ainda com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e da Esmaltec.

Valorização da pesquisa

O diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da autarquia, Sales Ávila, destacou que o prêmio ao dispositivo Elmo tem grande valor para a instituição.

“É um importante o incentivo de investimentos nessas áreas, pois é o caminho mais assertivo para o crescimento socioeconômico de longo prazo e ”, disse.

De acordo com a equipe desenvolvedora do dispositivo cearense, liderada pelo médico pneumointensivista Marcelo Alcantara, o Elmo beneficiou mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil durante a pandemia de Covid-19, servindo, também, para o tratamento de outros tipos de doenças respiratórias.

O projeto foi abraçado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), da ESP/CE e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Leia mais boa

Mais uma etapa de disputa

As 12 inovações ganhadoras concorrem à categoria “Iniciativa Destaque”, que também será definida por votação para médicos da AL.

O prazo para registrar a indicação do projeto escolhido seguirá até o próximo dia três de setembro, com data de divulgação do resultado a ser definida.

O vencedor receberá 500 mil euros, aproximadamente R$ 1,3 milhão.

Apenas médicos e médicas podem votar ao  acessar o site da iniciativa e realizar um cadastro por meio da aba “fazer login”, no canto direito da tela.

É necessário preencher um formulário com como país, estado e número do registro médico.

Capacete Elmo de respiração está entre os premiados da América Latina

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.