Ativista e cofundador da ONG The Solutions Project, o ator Mark Ruffalo apelou para os vingadores reais para ajudar a Amazônia. Em carta aberta e numa postagem nas redes sociais, o ator de Hollywood pede medidas urgentes sob risco de ameaça às futuras gerações.
“Em Os Vingadores, por exemplo, em que interpreto o Hulk, a equipe tenta desfazer o “snap”, evento apocalíptico provocado pelo vilão Thanos para erradicar metade de todos os seres vivos”, usou o ator uma metáfora para falar da força do somatório de esforços.
Segundo Mark Ruffalo, a fantasia não pode ser usada como fuga do mundo real, mas inspiração. No Twitter, o ator chama o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “herói” e cobra dele ações efetivas para impedir o avanço da devastação da Amazônia
“Parte meu coração”, diz o ator
No Twitter, Mark Ruffalo desabafou como está angustiado com a situação atual da Amazônia.
“O senhor é um dos meus heróis, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta”, ressaltou o ator.
Em seguida, Mark Ruffalo alertou: “A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática – e nós não temos tempo a perder”.
Leia mais notícia boa:
Vingadores reais mostram o caminho
Mark Ruffalo disse que os Vingadores reais estão dispostos a ajudar.
“Existem Vingadores da vida real nos mostrando o caminho porque enquanto brincamos de consumir e destruir, os povos indígenas conservam quase toda a biodiversidade que este planeta ainda possui. Não é brincadeira: 80% da biodiversidade restante do planeta está em terra indígenas.”
Para o ator de Hollywood, não restam dúvidas que a sabedoria dos Vingadores reais vem dos indígenas.
“A sabedoria indígena diz que as decisões que tomamos hoje devem resultar em um mundo sustentável sete gerações no futuro. Este é um chamado dos filhos das gerações que nos seguirão.”
Carta aberta
Na carta aberta publicada na imprensa, o ator é categórico sobre a grave ameaça ao mundo sobre os riscos porque passa a Amazônia.
“O colapso da Amazônia é um desastre que será terrível para todos nós na vida real”, advertiu o artista de Hollywood.
O ator ressaltou sobre o momento chamado de “ponto de inflexão” e o ambiente afetado que envolve 10 mil espécies que podem ser extintas, “iniciando um efeito dominó que afetaria o clima do nosso planeta, nossa água e suprimentos de comida em todos os lugares”.
“Precisamos proteger 80% da Amazônia e administrar os outros 20% de forma sustentável”, afirmou Mark Ruffalo.
Cúpula da Amazônia
Encerrada na última semana, a Cúpula da Amazônia deixa como legado o documento denominado “Declaração de Belém”.
Participaram da cúpula além do presidente Lula, os presidentes e ministros de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
A declaração final dá novas atribuições e metas à organização e define áreas consideradas fundamentais, como finanças, monitoramento do uso da terra e segurança, sobretudo o combate ao crime organizado transfronteiriço e atrelado aos crimes ambientais.
O documento também aborda o compromisso de reconhecer, demarcar e proteger os territórios dos Povos Originários e Tradicionais.
O ator Mark Ruffalo envia mensagem para Lula em postagem no Twitter
You’re one of my heroes, @LulaOficial, but it breaks my heart to see the Belém Declaration has no concrete goals to protect the rainforest #AmazonSummit.
The Amazon emergency is a climate emergency, and we can’t afford any delays.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) August 10, 2023
Com informações do The Guardian
Fonte: sonoticiaboa