Com um parto de emergência, a equipe médica de um zoológico dos Estados Unidos salvou a vida de um bebê gorila que nasceu prematuro seis semanas antes do previsto.
A pequena Jameela é o terceiro gorila a nascer em 115 anos de história do Zoológico Fort Worth. A mãe de Jameela, Sekani, apresentou problemas durante a gravidez e foi preciso fazer um parto de emergência. Foi uma verdadeira operação de guerra, que envolveu vários veterinários e até médicos humanos, como neonatologistas e obstétricas.
Jameela foi a primeira gorila que nasceu depois de uma cesárea no local. Apesar de ter sido recusada pela mãe, a gorila está sendo bem cuidada pela equipe do Zoológico, que já até arrumou uma barriga de aluguel para ela!
Gravidez com risco
A bichinha estava prevista para vir ao mundo em fevereiro, mas resolveu dar o ar da graça em janeiro.
Os voluntários do Zoológico perceberam que Sekani, no início de janeiro, apresentava dificuldade de locomoção e dores de cabeça.
Ao ser examinada, a equipe notou que a gorila mãe estava sofrendo com pré-eclâmpsia, uma doença grave de pressão arterial que ocorre durante a gravidez em humanos e primatas.
Consulta com obstetra e neonatologista
Depois de uma consulta com um obstetra e neonatologista local, a equipe decidiu por fazer a cesárea.
Esperar pelo parto natural poderia colocar em risco muito elevado, mãe e filha.
Como primatas e humanos são muito parecidos, o Zoológico reuniu rapidamente um time formado por profissionais médicos humanos e veterinários.
Cesárea com sucesso
No dia 5 de janeiro, a equipe do Zoo realizou com sucesso o primeiro nascimento de um gorila com cesárea em Forth Worth.
“Participar do parto do bebê de Sekani por cesariana foi um dos destaques de toda a minha carreira como obstetra e ginecologista. É uma honra e um privilégio ajudar no cuidado desta espécie ameaçada”, disse Jamie Erwin.
Para o neonatologista, Robert Ursprung, o parto foi bem semelhante ao de um humano.
“Foi incrível como esse parto era semelhante em comparação com o que vejo no hospital para bebês nascidos em circunstâncias semelhantes. Ela precisou de suporte respiratório crítico por algumas horas após o parto, mas à medida que fazia a transição para a vida fora do útero ela se estabilizou muito bem”, contou.
Desde então, Jameela tem sido cuidada 24 horas por dia pelos profissionais do Zoo.
Leia mais notícia boa
Barriga de aluguel
Depois de suas semanas e várias tentativas malsucedidas de reunificação, os profissionais decidiram que Sekani não poderia ficar com a bebê.
Com a rejeição da mãe, o Zoo começou a treinar a gorila Gracie, de 24 anos, para se tornar uma mãe ‘substituta’.
A gorila já está bem treinada e tem apresentado um comportamento excepcional. Os tratadores estão bem esperançosos que Gracie vai cumprir o papel muito bem.
“Observar nossa equipe e seu compromisso contínuo com este bebê e a subsequente jornada de barriga de aluguel é uma prova de sua dedicação aos animais sob os nossos cuidados”, disse Michael Fouraker, diretor executivo do Zoológico.
Fonte: sonoticiaboa