O Hospital Santa Rita, em Vitória (ES), tem dois integrantes novos! São os cachorrinhos terapeutas que ajudam a levar momentos de leveza para pacientes que estão em tratamento de combate ao câncer. Uma fofura!
E tem um detalhe: a dupla trabalha bastante, com direito à crachá e horários de turnos. O spitz Logan e o chihuahua Frederico Alfredo se revezam nos sábados para que o dia dos pacientes, médicos e enfermeiros do local seja melhor.
“A mãe de uma educadora tinha câncer e o Logan passava o dia grudado nela. A gente brincava que ela era a vovó do Logan. Quando a mãe dela faleceu no Hospital Santa Rita, Logan passou uma noite com essa educadora, deitado, pertinho, coisa que não é comum dele fazer”, disse Clara Souza, assistente social e tutora do Logan..
As visitas dos doguinhos
Batizado de “Cão Terapeuta”, o projeto leva os dois cachorrinhos na hora das visitas, para aliviarem a tensão dos pacientes.
Os doguinhos ganham jalecos e crachá e os pacientes se divertem! Tudo é postado nas redes sociais dos bichinhos.
Para os profissionais, o trabalho dos animais tem contribuído para elevar o moral e o humor de quem está internado.
Responsável pela ação, Clara de Souza, sugeriu a terapia com os cãezinhos depois de ela mesma viver momentos de angústia e ser salva com a ajuda do pet.
Clara disse que a partir de uma crise de pânico que teve, Logan a ajudou a superar o momento e foi aí que ela percebeu que o bichinho é um ótimo companheiro!
Instruções específicas
Para melhorar ainda mais o relacionamento com Logan, Clara contratou uma educadora canina e deu certo.
Logan adora distribuir lambeijos nos pacientes e o pagamento é feito com carinho. Nada de crédito ok? Tudo tem que ser na hora!!
Em um dos vídeos é possível ver os pacientes acariciando e brincando com Logan, enquanto o cãozinho parece gostar dos carinhos.
A iniciativa linda foi um sucesso e teve que buscar novo voluntários!
Leia mais notícias boas
Crescendo
Foi a partir dessa experiência que Clara resolveu apresentar ao hospital o projeto Cão Terapeuta.
O texto foi aprovado e Logan é parte da equipe especial canina desde setembro de 2022.
“Pensei em dividir esse amor com outras pessoas. Para mim, é um trabalho voluntário de solidariedade, de levar amor para outro ser humano que às vezes não consegue enxergar o lado bom da vida”, explicou a assistente social.
O resultado foi um sucesso e o projeto só cresce!
O novo integrante da equipe é o chihuahua Frederico, que agora vai ajudar Logan a cuidar dos pacientes.
Clara agora, quer expandir o projeto ainda mais e viabilizar que ele aconteça em outros hospitais da Grande Vitória.
Você acha que seu pet pode ser um cãozinho terapeuta e ajudar os outros dois cachorrinhos no tratamento dos pacientes? Escreva uma mensagem no perfil de Logan no instagram: @logancaoterapeuta.
Veja o cãozinho Logan em ação!
Ver esta publicação no Instagram
Com informações de HZ.
Fonte: sonoticiaboa