Sophia @princesinhamt
Autoajuda

Descubra os benefícios e vantagens do uso da inteligência artificial na área do jornalismo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Às vezes, ficamos sem vontade e esperança e você até dúvida de suas habilidades. É verdade, lutar todos os dias para alcançar seus objetivos não é fácil e, às vezes, você até pensa se não seria melhor desistir. Se você está lidando com esse sentimento agora, queremos lhe apresentar uma série de estratégias básicas para superar o desejo de desistir. Porque sempre vale a pena tentar um pouco mais…

Apesar disso, não esqueça que somos humanos e que a desistência não deve ser vista em todos os casos como derrota. É apenas uma forma de resetar, de deixar de lado o que não serve mais para traçar metas novas e mais brilhantes. Na jornada da vida, o mais importante é seguir em frente, traçar novos sonhos diariamente e trabalhar neles.

Anote a seguir essas dicas básicas que lhe permitirão recuperar o desejo, lhe darão ferramentas para não desistir e ajudarão no seu desenvolvimento pessoal.

Pode-se optar por retroceder em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. O crescimento deve ser escolhido repetidamente. O medo deve ser superado repetidamente.

Dicas para superar o desejo de desistir

Todos nós já sentimos a tentação de abandonar um projeto. Estudar diante de dificuldades, graduar-se para conseguir um emprego melhor, publicar um livro… O ser humano é movido pela motivação de alcançar objetivos, mas às vezes esse impulso interno falha.

Um estudo publicado na Current Topics in Behavioral Neurosciences indica que isso pode se dever a variáveis psicológicas ou mesmo biológicas.

A baixa autoestima, os medos, a ansiedade mal regulada ou as carências nutricionais podem roubar sua vontade, sua força e até suas esperanças em determinado momento. A boa notícia é que essas são circunstâncias que você pode mudar. Com um bom autocuidado e novas estratégias psicológicas, você pode superar esse desejo de desistir. A seguir, nós explicamos como.

Você pode se interessar

Automotivação: lembre-se por que você começou

Quando sentir que você está desmoronando, olhe para dentro de si e faça um exercício de introspecção. Pergunte a si mesmo as razões pelas quais você começou determinado trabalho e sintonize novamente com esse componente emocional.

A automotivação é um exercício que está relacionado à autodisciplina e à orientação para objetivos, de acordo com um estudo publicado pelo Asian Research Journal of Arts and Social Sciences. Graças a esse mecanismo, você recuperará sua força e entusiasmo. Vejamos a seguir algumas dicas:

  • Escreva em um caderno os motivos pelos quais você iniciou essa jornada de trabalho e aperfeiçoamento.
  • Pergunte a si mesmo se esses objetivos são realistas e se continuam sendo uma motivação.
  • Se sim, conecte-se com essa emoção e fortaleça sua motivação.
  • Se um desses objetivos deixou de ser uma inspiração ou parece irreal para você, reformule-o.
  • Entusiasme-se com os objetivos definidos.
  • Visualize-se alcançando-os e pense naquele futuro eu que será bem-sucedido.

Fortaleça sua mentalidade: ative os componentes do sucesso

Uma maneira de superar o desejo de desistir é aplicar um novo foco mental mais resistente. A revista PNAS publicou uma pesquisa em que falava da mentalidade estratégica. Basicamente, consiste em fazer perguntas que incitam ao progresso, à resolução de problemas e à automotivação: “Como posso me ajudar? Como poderia resolver esse problema?”

Da mesma forma, será muito útil para você desenvolver os seguintes componentes igualmente interessantes:

  • Tenha disciplina e evite procrastinar.
  • Mantenha uma abordagem positiva e esperançosa.
  • Desative suas crenças limitantes e questione seus medos.
  • Cultive uma mente aberta e flexível. Procure dez soluções para o mesmo desafio.

Desenvolver essas estratégias levará tempo, mas o mais importante é perseverar, entender que essas ferramentas podem mudar sua mentalidade.

Desistir em um determinado momento não é sinônimo de fracasso. Às vezes, o que fazemos é deixar de lado metas inúteis, para adotar outras mais realistas e motivadoras, que lhe permitirão alcançar o sucesso e a felicidade.

Autocompaixão: seja paciente e aprenda com seus fracassos

Você tem medo de falhar? Você duvida de si mesmo diariamente? Você acha que a qualquer momento algo vai acontecer e você terá que abandonar esse objetivo? Quando se trata de superar o desejo de desistir, você precisa praticar a autocompaixão e ser mais gentil consigo mesmo. Basicamente, consiste em um exercício de cura com o qual você pode fortalecer a autoestima, parar de se punir e praticar um diálogo interno mais empático.

Trabalhos como o publicado na revista Human Development enfatizam que ser compassivo consigo mesmo pode atuar de forma mais positiva do que a própria autoestima. Graças a esse constructo, nos tratamos melhor. Vamos ver como você pode desenvolvê-lo e usá-lo a seu favor para não desistir:

  • Tenha empatia consigo mesmo.
  • Fale consigo como se fosse seu melhor amigo.
  • Seja mais paciente consigo mesmo e reduza sua autoexigência.
  • Não se julgue por suas falhas e erros, pois são oportunidades de aprendizado.

Evite comparações: o que os outros fazem ou dizem não importa

Uma das causas que mais induzem à rendição costuma estar voltada para as figuras ao seu redor. Sua família, amigos ou parceiro podem duvidar que você consiga atingir esse objetivo. Além disso, é possível que você se compare com certas pessoas e diga a si mesmo que não possui as mesmas habilidades. Existem variáveis sociais que podem induzir o desejo de desistir.

Para evitar esse tipo de dinâmica psicológica, sugerimos que você desenvolva algumas dicas que lhe darão autoproteção:

  • Aprecie palavras de apoio, mas não dê valor àquelas que criticam ou questionam.
  • Evite comparar-se com os outros. Lembre-se de que cada pessoa é um mundo, com sua própria história e circunstâncias.
  • Quando alguém duvidar de você ou menosprezar seus objetivos, faça um exercício de visualização. Imagine o seu futuro eu mostrando a essas figuras do que você é capaz. Um estudo publicado na Basic and Applied Social Psychology enfatiza os benefícios que essa técnica oferece para alcançar propósitos.

Comemore suas pequenas conquistas do dia a dia

Pode ser que você conheça o livro Hábitos Atômicos de James Clear. Essa obra é um magnífico exemplo da importância dos pequenos passos, daqueles hábitos diários que nos levam ao sucesso.

Quando você luta diariamente por um propósito, pode sentir vontade de desistir porque não vê avanços significativos ou grandes conquistas. Nesses casos, será útil reformular essa percepção, algo que você pode conseguir através das seguintes recomendações:

  • Dê a si mesmo um prêmio por cada problema superado.
  • Anote seus pequenos progressos em um caderno, assim você perceberá que está no caminho certo.
  • Não espere até o fim para comemorar seus sucessos. Tudo o que você faz todos os dias para atingir esse objetivo, por menor que seja, também merece ser agradecido e comemorado.

Na vida, você falhará várias vezes e encontrará o sucesso muitas vezes. Portanto, a melhor decisão é levantar após cada queda e encontrar forças em você para continuar conquistando novos sonhos.

Inspire-se em pessoas que passaram por situações semelhantes

A modelagem social, descrita pelo psicólogo Albert Bandura,  é uma forma de aprendizado que consiste em observar o que as outras pessoas fazem. Nesse sentido, para superar o desejo de desistir, é útil olhar para outros modelos, para figuras que podem nos inspirar com suas experiências e abordagem da vida.

Além disso, em um artigo da Frontiers in Psychology, é descrito como essa estratégia é útil em ambientes esportivos. Para realizá-la, você pode recorrer às clássicas palestras TED no YouTube ou passar um tempo com pessoas que você conhece que passaram pelas mesmas dificuldades e as superaram. Isso pode fornecer estratégias de alto valor e inspirar você a seguir em frente.

Também descubra

Encontre sua coragem para seguir em frente

É verdade, tem dias que é difícil encontrar forças para não desistir. E é normal isso acontecer porque nem sempre a motivação, o incentivo e o desejo estão presentes quando você precisa. Nesses casos, dê a si mesmo uma pausa mental e física, e passe um tempo com as pessoas que você ama. Essas simples ações permitirão que você adote novas perspectivas e se reinicie.

Lembre-se também de que haverá momentos em que a desistência será a alternativa mais razoável. Compreendê-la e aceitá-la também diz muito sobre você. É um exercício de coragem e oportunidade. São momentos em que você deve reformular propósitos e isso também é emocionante. O decisivo é ter coragem de seguir em frente em qualquer circunstância. Essa é a dica fundamental.

Fonte: amenteemaravilhosa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.