Quando falamos em meditação, é comum ouvir perguntas do tipo: “existe maneira certa de como meditar?”, “Meus pensamentos não param, quer dizer que eu jamais vou meditar?” e “como consigo silenciar minha mente?”. Pensando nisso, te contamos 6 segredos para conseguir meditar.
Meditar é silenciar. É apenas ser, escutar sua sabedoria inata e seu mestre interior. Com a prática da meditação, ampliamos esta percepção da consciência como um todo, e constatamos a verdade das nossas experiências.
Meditação aumenta a capacidade de concentração, diminui o estresse e aumenta autoestima. Veja aqui todos os benefícios da meditação.
1. Desapegue da ideia de conseguir meditar
Não importa se você vai sentar, deitar, caminhar, dançar ou respirar. Não importa quais técnicas vão lhe auxiliar a chegar ao silêncio. Mas o que importa realmente é a sua determinação em chegar lá.
Meditar é também um exercício de entrega e desapego da mente identificada com o ego negativo. É saber se livrar da ilusão causada pelas memórias de experiências passadas e já cristalizadas.
Você deve se desapegar até da ideia de conseguir. Meditar é uma verdadeira prova de amor-próprio.
Se precisar de ajuda, veja aqui o guia da meditação.
2. Escolha a técnica que combina com você
Cada pessoa se identifica com a sua técnica própria, que pode ser aprendida em curso, leitura, Yoga, exercícios de respiração ou experimentos individuais.
A meditação guiada (veja aqui) pode ser uma ótima opção para quem tem muita dificuldade, pois o processo é conduzido por uma pessoa.
Existe até meditação ativa (conheça aqui) – ou, de forma mais direta, meditação para pessoas agitadas.
3. O silêncio está aí – você só precisa encontrá-lo
Meditar é simples: a pessoa senta e não faz mais nada, nem ao menos pensa. Parece fácil, mas se você já tentou, sabe que não é.
Mas o seu silêncio está escondido entre os pensamentos e as palavras de sua mente humana. Ele já está aí, dentro de você. Então, tome a decisão de incorporá-lo à sua consciência em seu dia a dia.
O silêncio é a nossa verdadeira natureza, por esta razão nos faz tão bem. Escute-o!
4. Você deve persistir
Inicialmente pode ser mais difícil, mas com o tempo e a persistência sempre é possível chegar onde a pessoa deseja.
Para mudar hábitos é preciso vontade. E a vontade é o fruto de uma experiência vivida. Vivenciar uma experiência é estar aberto ao simples e natural que a vida dispõe a cada instante para nós.
Ser simples significa ser natural e leve com a vida, e meditar é o que há de mais simples em nossa rotina, acredite. É simples por nos dar simplicidade para ver e viver a vida. É natural por ser um estado intrínseco da naturalidade de nosso ser.
5. Tenha o “seu lugar” para meditar
É importante ter um lugar especial para silenciar sua mente e escutar suas respostas. Ele realmente pode lhe ajudar muito e deve ser exatamente onde você achar mais adequado.
O que importa é a sua determinação em fazer dele “o lugar”. Sentado ali, no chão, no banquinho, na almofada, na cama, numa poltrona, cadeira ou com os pés apoiados, está valendo. Veja aqui dicas para montar o seu espaço de meditação.
Mas cuidado com meditar na cama. Quando estamos deitados, nossa mente naturalmente entende que devemos adormecer.
Por isso, deitar na cama pode não ser muito produtivo para quem quer viver a experiência de um estado de consciência alterado/meditativo.
6. Coloque na sua rotina
Tire 15 minutos do seu dia, pela manhã ou à noite. Pare, relaxe, respire profundo e se observe internamente.
Então, perceba seus sentimentos, emoções, pensamentos, desejos e percepções. Perceba seu fluxo mental, seu fluxo de consciência.
Perceba-se no mundo, em sua realidade e veja tudo isto como um grande fluxo do rio existencial do qual você faz parte, mas que preserva sua individualidade de observador consciente.
VÍDEO DE COMO MEDITAR
A especialista Andrea Leandro mostra nesse vídeo algumas dicas para você começar hoje mesmo. Aproveite!
Dicas que facilitam a prática da meditação
- Use um tapete ou apoio confortável para meditar.
- Procure praticar em um local livre de movimentos de pessoas ou barulhos, um local que não tenha móveis que atrapalhe sua permanência.
- Evite deixar incensos, chamas ou qualquer outro elemento que possa causar algum tipo de acidente ou tirar sua concentração.
- Pratique por alguns minutos uma técnica de respiração (pranayama).
- A Meditação não pode ser finalizada abruptamente. Desligue o celular e qualquer outro objeto que possa perturbar sua concentração enquanto medita.
- Use um diário com notas sobre sua prática diária, incluindo suas experiências, insights e pensamentos decorrentes de sua Meditação.
- Quando possível, siga orientações diretas de um mestre ou guru.
- Ao final de todas as práticas, permaneça por alguns minutos sentado em silêncio e de olhos fechados.
- Depois, entoe um mantra específico que possa ajudar em sua absorção da prática.
Fonte: personare