Na quinta-feira (16) o tempo fica instável em todo o Brasil e pode chover — sem exceção — em todas as regiões. Porém, a qualidade da chuva será completamente diferente. A chuva intensa e volumosa persiste no Nordeste, com volumes que podem chegar aos 70 milímetros (mm), principalmente em pontos do Piauí, Ceará e Paraíba.
+ Chuvas intensas em São Paulo são sintomas do agravamento das mudanças climáticas
Acumulados significativos também podem ser registrados no Maranhão, no Tocantins, no Pará e no Amapá, além do leste de Mato Grosso e Goiás. No Rio Grande do Sul também há chance de a chuva ganhar intensidade, mas, por enquanto, somente na fronteira do Brasil com o Uruguai. Na área gaúcha, essa condição está prevista devido à aproximação de uma nova frente fria, mas nessas áreas são esperados volumes inferiores aos 20mm.
Nas demais áreas do país, são esperadas apenas pancadas rápidas, com menores volumes e intercaladas com períodos de sol e calor. Inclusive, mesmo com possibilidade de chuva, as pancadas se tornam mais isoladas e irregulares daqui para frente na faixa leste brasileira — isso desde o Rio Grande do Sul até a Bahia. Ou seja, até pode chover, mas sem acumulados significativos (inferiores aos 10mm). Em Roraima também volta a aumentar a chance de chuva, mas de forma isolada e sem grandes volumes.
Previsão do tempo com trovoadas, raios e rajadas de vento
O calor e a umidade podem ser favoráveis para trovoadas e raios desde o Amazonas até o Rio Grande do Norte, assim como entre Mato Grosso e Goiás, além do Rio Grande do Sul. Rajadas de ventos de até 60 quilômetros por hora podem ser registradas no litoral gaúcho, o que pode atrapalhar as atividades de pesca local.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural