“O meu pai veio para Mato Grosso em 1973. Ele chegou aqui e era tudo mata. Nem lembro quantos meses gastamos de Minas Gerais até aqui”. A história do pecuarista Élcio Duarte, proprietário da Fazenda Veneza, em Jauru, é mais uma que se funde entre as muitas de produtores rurais e pessoas de outros estados que na década de 1970 decidiram deixar suas terras natais e desbravar Mato Grosso.
A Fazenda Veneza é o palco do episódio de estreia do Prosa com o Deva, novo projeto do Dia de Ajudar Mato Grosso. Na propriedade, uma das referências no Vale do Jauru, o Devanir Ramos conversou com o Élcio Duarte, pecuarista mineiro que se mudou com a família para Mato Grosso e desde então tem escrito uma história de sucesso na atividade.
A propriedade é rodeada de árvores e muita sombra, o que para o bem-estar do gado é de suma importância.
“O meu pai tem cerca de 26 anos que faleceu e eu peguei a fazenda na época era um colonião. Então, eu fui formando-a. Com muito custo fomos formando braquiária, transformando-a, porém, deixando a natureza. Nas beiras dos córregos temos as margens todas preservadas, sombra à vontade. Além disso, se torna uma fazenda até mais bonita, mais fresca”, comenta Élcio.
Fazenda de cria e recria
A Fazenda Veneza produz gado comercial de cria e recria. Conforme o pecuarista, todas as vacas vão para a maternidade.
“E o meu manejo, a vaca criou do dia 1º ao dia 30 eu tiro a remessa de bezerros que nasceram, dou o vermífugo e o manejo é feito com muito carinho, porque a minha maternidade ela é olhada de manhã e à tarde. Feriado e domingo. Você tem que ter amor no que faz”.
Élcio conta que realiza cruzamento de Nelore com Brahman. “É um choque que para mim, como criador, é o melhor que tem. Para uma pessoa que vai engordar o boi, ter um gado desse a qualidade é diferente”.
+Confira mais episódios do Prosa com o Deva
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural