As plantadeiras de milho já estão a todo vapor nas regiões em que a semeadura de primeira safra ocorre em larga escala. As expectativas para a temporada 2023/24 são de uma excelente safra e que para isso é preciso se ter uma boa plantabilidade e manejo.
A semeadura do milho 2023/24 já começou no Rio Grande do Sul. Tal plantio, inclusive, marca o início da oitava temporada do projeto Mais Milho, que acompanhará o desenvolvimento da cultura durante os 12 meses do atual ano safra.
No decorrer do projeto, conforme o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e apresentador do Mais Milho, Glauber Silveira, estão programados fóruns, lives, programas especiais e matérias que possam ajudar o produtor brasileiro em suas tomadas de decisões e a registrar ganhos em produtividade e rentabilidade.
O Mais Milho é realizado pelo Dia de Ajudar em parceria com a Abramilho e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Em Ibirubá, interior do Rio Grande do Sul, o plantio do milho na área experimental da Vence Tudo, parceira do Mais Milho, está em andamento. Conforme o responsável pela área, Alberto Klaessener, os preparativos para o milho tiveram início ainda durante o plantio de inverno com um mix de cobertura que envolveu aveia preta, centeio, nabo e ervilhaca.
Alberto Klaessener conta que quando o mix atingiu um metro e meio foi realizado o acamamento dessa palhada.
“Para você ter uma boa produtividade e você gostar do solo, você caprichar no solo, você precisa em primeiro lugar ter uma boa cobertura”.
Semeadura é uma das fases mais importantes
A semeadura, pontua o RTV da Bayer, também parceira do projeto, Sidinei Ritter, é uma das fases mais importantes da cultura do milho, pois é através da pesquisa empregada nas sementes, das condições de solo perfeita e equipamentos que se pode garantir uma maior rentabilidade.
De acordo com Alberto Klaessener, “para você ter uma colheita perfeita você tem que ter uma plantabilidade boa. Então, o milho plantado com uma boa plantadeira pneumática, largando o grão certinho é milho no sequeiro para nós colhermos tranquilo 200, 230 sacas por hectare. A plantabilidade é o sucesso da colheita”.
Produtor de olho no manejo
Sidinei Ritter alerta que o produtor de milho nesta temporada 2023/24 deverá estar atento ao manejo de pragas. Álvaro Batista Lírio Santos, também RTV da Bayer, reforça que neste ciclo o manejo deverá ser mais concentrado e muito mais efetivo na questão da cigarrinha.
“A gente sabe que é um problema que chegou no Rio Grande do Sul há algum tempo e que esse ano em virtude de termos tido um inverno um pouco menos rigoroso essa praga sobreviveu a ele e a gente sabe o dano que ela pode causar”.
Mais Milho: informações que auxiliam nas tomadas de decisões
O Mais Milho tem como principal característica levar informação constante aos produtores, técnicos, agrônomos e todos os envolvidos com a cultura. Foco no olhar de quem enfrenta obstáculos e encontra estratégias para superá-los e ajuda a fazer da agricultura brasileira referência no planeta.
O projeto é também uma iniciativa em busca de soluções para os desafios dentro e fora das fazendas, dando visibilidade ao que pensam as entidades que representam o setor, a pesquisa, tradings e grandes consumidores do grão brasileiro.
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Dia de Ajudar
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube
Por Glauber Silveira, Viviane Petroli e João Henrique Bosco (RS), do Dia de Ajudar Mato Grosso
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural