O Índice de Captação de Leite em Mato Grosso (ICAP-L) apresentou avanço de 20,73% em novembro de 2022 no comparativo a outubro. Fato este, segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), levou o preço médio pago ao produtor recuar 14,39%.
Em dezembro do ano passado o produtor de leite em Mato Grosso recebeu em média R$ 2,25 pelo litro do produto captado em novembro. A queda de 14,39% no valor refere-se ao mês de outubro.
+Empaer: alimentação adequada eleva produção mensal de leite em mais de 50%
“Pelo quarto mês consecutivo, o preço pago ao produtor de leite em Mato Grosso registrou tendência de queda devido ao avanço do período chuvoso e melhora na qualidade das pastagens, o que proporcionou o aumento da produção de leite para o período”, pontua o Imea.
Novas quedas de preço com avanço da produção
Conforme o instituto, no comparativo anual, os patamares de preços pago aos produtores ficaram 23,90% acima do observado no mesmo período de 2021.
+Sistema Compost Barn melhora produtividade leiteira em MT
“Entretanto, as expectativas são de queda para os próximos meses devido ao avanço da produção em período de safra, que aumenta a oferta interna, somado ao pacto comercial com o Mercosul, que estimula as importações de lácteos no Brasil”.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real
Fonte: canalrural