Os atestados de vacinação contra brucelose já podem ser enviados de forma online para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A medida começou a valer em janeiro deste ano e modifica o envio do documento de forma presencial nas unidades que o órgão possui em 139 municípios do estado.
Segundo a presidente do Indea-MT, Emanuele de Almeida, a mudança simplifica a comunicação entre produtor rural e o governo, além de desobrigar o criador a se deslocar da propriedade para informar sobre a vacinação.
“Em Mato Grosso, o período de vacinação contra a brucelose ocorre em duas etapas: uma no primeiro semestre e outra no segundo e devem, obrigatoriamente, ser imunizadas todas as bezerras entre 3 a 8 meses. O atestado de vacinação é emitido pelo médico veterinário, que, com a informatização do informe, comunica ao Indea os animais vacinados”, afirmou.
Nas campanhas anuais de imunização contra a brucelose, o Indea recebe em média 170 mil atestados, que comprovam a vacinação de 4 milhões de bezerras.
Líder no ranking de estados com o maior número de cabeças de gado em todo o país, Mato Grosso tem um rebanho bovino de mais de 34,4 milhões de animais. O quantitativo foi levantado durante a campanha de atualização de estoque de rebanho, realizada entre 1º de maio e 15 de junho de 2023, pelo Indea-MT.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural