Muita chuva. Assim pode ser definida a situação climática do Brasil para o fim de semana. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, pancadas e até tempestades irão ocorrer tanto no sábado (21) quanto no domingo (22). E a saber: as instabilidades devem ocorrer em pontos espalhados por todas as regiões do país.
+ Tempestade provoca destruição em dia de campo no Paraná
No Sul, além de muita chuva, outros fenômenos adversos são esperados. No domingo, por exemplo, o Rio Grande do Sul receberá uma nova frente fria, que, por sua vez, tender a provocar raios na costa gaúcha. Para o Sudeste, no entanto, o risco é de transtornos como consequência da tempestade aguardada para áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Pancadas e/ou temporais são aguardados para o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte. Ou seja, nessas áreas, o fim de semana também será marcado por muita chuva.
Previsão do tempo com muita chuva
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para o fim de semana nas cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo, que avisa: vai ter muito chuva espalhada pelo país.
SUL
O sol aparece desde cedo por todas as áreas do Paraná, onde as temperaturas sobem com facilidade e o dia segue quente em muitas áreas do estado. As pancadas devem ocorrer de forma isolada a partir da tarde. No Rio Grande do Sul, a presença de pequenos cavados meteorológico espalham chuva por todo o estado.
A chuva aumenta e há risco de temporais na Fronteira Oeste (RS), onde a chuva começa logo cedo. Nas demais áreas gaúchas, a chuva vem mais no período da tarde, em forma de pancadas intercaladas com períodos de bastante sol. As temperaturas diminuem um pouco, mas longe de fazer frio. E em Santa Catarina, sol por todas as áreas pela manhã, com chuva isolada a partir da tarde, inclusive na capital Florianópolis.
No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva prometem se espalhar devido à presença de cavados, da umidade do mar e também da chegada de uma frente fria, que deve provocar chuva forte e com raios ao longo da costa gaúcha, como em Rio Grande, por exemplo. A chuva pode cair forte no litoral sul e no oeste de Santa Catarina, assim como na Grande Curitiba e no noroeste paranaense, as pancadas podem vir com raios e rajadas de vento.
SUDESTE
A chuva diminui em São Paulo, e as pancadas tendem a ser mais isoladas. Por outro lado, em boa parte de Minas Gerais — como em Juiz de Fora, na capital Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro — ainda há risco para tempestades. No Grande Rio, as pancadas podem ocorrer a qualquer hora, mas com períodos de sol, assim como em boa parte do Espírito Santo, incluindo Vitória.
Áreas como o Triângulo Mineiro, centro, leste e nordeste de Minas Gerais, assim como a Grande Vitória, ficam sujeitas temporais e chuva que pode causar transtornos. Os estados paulista e fluminense ficam com previsão de chuva mais isolada, especialmente a partir da tarde.
CENTRO-OESTE
As pancadas permanecem ocorrendo por toda a região e intercalando momentos de sol. Os maiores acumulados são previstos para o norte de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.
A chuva se intensifica e pode vir desde a manhã no sul e norte goiano e no nordeste sul-mato-grossense. Além disso, o tempo fica firme com sol ao longo do dia no extremo oeste de Mato Grosso do Sul. No entanto, nas demais áreas do Centro-Oeste brasileiro, as pancadas de verão devem cair entre a tarde e a noite, abrangendo as áreas metropolitanas de todos os estados e do Distrito Federal.
NORDESTE
A chuva diminui no Maranhão e no Piauí, mas ainda ocorre volumosa na região central e sul de ambos os estados. O céu fica nublado em praticamente toda a região, exceto entre Sergipe e Pernambuco, onde o tempo é firme. É esperado chuva forte no oeste da Bahia.
Muita umidade proveniente do oceano forma nuvens carregadas. Com isso, a chuva pode cair em vários períodos do dia na costa maranhense, do Piauí e do Ceará. Do litoral da Bahia ao interior do Ceará, a chuva é leve e passageira. No oeste baiano, não se descarta o risco de chuva mais pesada e com raios.
NORTE
A chuva aumenta no leste do Amazonas e no Pará. Dessa forma, são esperados acumulados expressivos, além de temporais. A chuva pode ser forte também em alguns pontos do Tocantins. Enquanto isso, pancadas isoladas ocorrem nas demais áreas.
O Pará ainda fica sujeito a tempestades, assim como o Tocantins, incluindo a capital Palmas. Nos demais estado da região, as pancadas estão previstas especialmente a partir da tarde e de forma mais isolada.
_____________
: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural