O meteorologista do Dia de Ajudar, Arthur Müller, mostra como o clima deve se comportar entre esta terça-feira (25) e domingo (30) nas cinco regiões brasileiras, trazendo a milimetragem de chuva.
Em algumas áreas, o tempo firme beneficia o plantio da segunda safra, uma vez que a maioria dos estados já concluiu ou está finalizando a colheita da soja. Em outras, as precipitações não dão trégua, levando problemas a áreas rurais e urbanas.
Sul
Devido a passagem de uma frente fria no decorrer dos próximos dias, a chuva deve se concentrar na porção oeste do Paraná, com volumes podendo chegar aos 80 mm.
Tempo mais firme no nordeste de Santa Catarina e extremo sul do Rio Grande do Sul. Nas demais localidades, sol entre nuvens com chuvas esparsas em volumes de, aproximadamente, 30 mm.
Não há chance de geada nesse período. Porém, nesta terça-feira (25), não está descartada a possibilidade de vendaval e granizo nos três estados da região.
Sudeste
No leste de São Paulo e noroeste de Minas Gerais, tempo firme. Nas demais regiões, os volumes esperados ficam em torno dos 25 mm no decorrer dos próximos seis dias. Assim, nessas áreas, os produtores têm mais liberdade para executar os tratamentos fitossanitários na lavoura.
Centro-Oeste
Tempo mais estável na região, com chuvas mais concentradas em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás em volumes de cerca de 40 mm. A falta de chuvas excessivas na região tende a facilitar o manejo do solo e tratamento fitossanitário, ajudando, ainda, no desenvolvimento do milho segunda-safra.
Nordeste
Tendência de diminuição das chuvas no sul da Bahia, o que auxiliará na recuperação das áreas atingidas pelo alto volume hídrico nos últimos cinco dias. No restante do estado, o tempo segue firme sem previsão de chuva. Apesar dos estragos, as chuvas na Bahia ajudaram a repor a umidade do solo, principalmente nas áreas onde é cultivado o cacau.
No Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, chuvas de, aproximadamente, 30 mm. Os volumes mais concentrados estão previstos no norte do Maranhão, que podem chegar aos 150 mm até o próximo domingo (30).
Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua sobre a faixa norte, levando acumulados de até 200 mm no noroeste do Pará, norte do Amazonas e Roraima.
No Acre e nordeste do Pará são esperados até 120 mm de chuva no decorrer dos próximos dias, o que deve causar transtornos nos trabalhos em campo e nas áreas urbanas.
Fonte: canalrural