Sophia @princesinhamt
Turismo

Vista Chinesa no Rio de Janeiro: A Melhor Panorâmica da Cidade

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Vista Chinesa é um mirante que descortina uma das vistas mais bonitas e amplas do Rio de Janeiro. A arquitetura do lugar é uma homenagem aos chineses que vieram ao Brasil na primeira metade do século 19 para cultivar chá. Ao que tudo indica, a empreitada não deu muito certo porque resultou em uma bebida amarga e o mercado sinalizava que o Brasil se daria melhor no cultivo de café, o que de fato aconteceu. A homenagem ficou e a estrutura da Vista Chinesa imita construções de bambu, com detalhes feitos à mão.

É possível vislumbrar uma paisagem que contempla toda a zona sul da capital, com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, a praia de Ipanema e do Leblon, e o morro Dois Irmãos. Para turistas e locais, é um lugar e tanto para curtir a natureza e tirar fotos panorâmicas da cidade.

Planeje sua visita

A Vista Chinesa fica na região do Horto, no Parque Nacional da Tijuca. Vale clicar aqui para saber mais sobre as regras de visitação do parque, que mudaram este ano. Quem curte caminhadas, o percurso é um aclive constante e exige fôlego.  Para quem está na zona sul, o acesso é pelo Jardim Botânico. Quem não estiver motorizado tem a opção de pegar um táxi ou uber até a portaria do Parque Nacional da Tijuca e depois seguir a pé. São cerca de 3 km em aclive constante, o que leva cerca de uma hora.

cachoeira-do-horto
Complexo de Cachoeiras do Horto é uma das atrações no Parque Nacional da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca/Divulgação)

No caminho, é possível passar pelo complexo de Cachoeiras do Horto e visitar as quedas d’água que também fica no Parque. O banho é permitido, mas é proibido levar churrasqueiras ou caixas de som. Tenha em mente que do asfalto até a primeira queda é preciso pegar uma trilha que leva cerca de meia hora.

vista-chinesa-visao-panoramica-rio
O Cristo, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Zona Sul: fala sério (Rafael Defavari/Wikimedia Commons)

Quem vem de ônibus caminha mais porque é preciso descer no ponto final da linha 409. Quem vem pela Barra da Tijuca, o acesso de carro é pela Estrada das Furnas.

O acesso à Vista Chinesa para visitação é diário, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.