Sophia @princesinhamt
Turismo

Visite o Interior do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo: Uma Experiência Inesquecível!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Entre os cartões-postais de São Paulo, o Obelisco está localizado na área do Parque Ibirapuera, ainda que esteja separado da área verde pela Avenida Pedro Álvares Cabral, e não passa despercebido pela sua imponência. Com 72 metros de altura, é o monumento mais alto da capital paulista e uma de suas obras arquitetônicas mais importantes.

Porém, nem todo mundo sabe o que há no interior da construção. Popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, o marco na verdade se chama Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, nome que revela seu propósito como monumento funerário.

Em seu interior, estão guardados os restos mortais dos ex-combatentes da chamada Revolução Constitucionalista de 1932, conflito no qual forças paulistas se levantaram contra o governo de Getúlio Vargas.

Obelisco relembra história da Revolução de 1932

A fase armada da revolta iniciou-se em 9 de julho de 1932, data hoje marcada no calendário paulista como feriado estadual. O estopim foi a morte de quatro estudantes durante uma manifestação violentamente reprimida: Mario Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade.

As iniciais de seus nomes formaram a sigla MMDC, tomada como nome do movimento de oposição ao governo de Vargas e que os elevou a mártires da revolução. Por isso, junto aos outros combatentes, os restos mortais dos quatro estudantes também estão depositados no Obelisco.

obelisco-ibirapuera-entrada
Entrada da cripta do obelisco. Arcos remetem à Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Mike Peel (www.mikepeel.net)/Wikimedia Commons)

Visto de longe talvez não seja possível perceber, mas ao redor do Obelisco estão decorações que já remetem ao conflito. A entrada pode ser feita em um pórtico com arcos que lembram a fachada da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, berço do Movimento de 32.

A construção do complexo iniciou-se em 1947, com projeto de autoria do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e do engenheiro alemão Ulrich Edler. O monumento foi erguido em puro mármore travertino e inaugurado em 9 de julho de 1955, junto à abertura do parque e do lançamento do Monumento às Bandeiras, embora a finalização da obra tenha ocorrido apenas em 1970.

Obelisco é recheado de símbolos históricos

O interior com simbólicos 1.932 metros quadrados foi arquitetado em forma de cruz e é revestido com pastilhas de mosaico veneziano, representando passagens da história paulista e cenas bíblicas. No centro, a cripta em forma de cruz grega contém uma estátua em mármore de um soldado tombado, onde estão as ossadas dos quatro estudantes. Ao lado, um ossuário guarda os remanescentes dos outros combatentes.

O local tem ainda duas portas de bronze voltadas para o Ibirapuera e para a Avenida 23 de Maio, data na qual os jovens estudantes foram mortos.

obelisco-ibirapuera-interior
Cripta com os restos mortais dos mártires do levante recebe solenidades anuais nos aniversários da Revolução de 1932. Na foto, o evento de 2023 (Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

Serviço

Onde? O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 está localizado na Praça Ibrahim Nobre, próximo ao portão 3 do Parque Ibirapuera.

Quando? Funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 16h.

Quanto? A entrada é gratuita.

Leia tudo sobre São Paulo

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.