Há vários aplicativos de tradução disponíveis. Totalmente gratuito, o Google Tradutor é um clássico: faz a tradução de textos para mais de 130 idiomas por digitação, todos com a possibilidade de se ouvir as pronúncias. Além disso, a ferramenta utiliza a câmera do celular para traduzir palavras, como as de um menu de restaurante: é só focar nos termos em outras línguas e clicar para que as palavras surjam traduzidas na tela. Há ainda um recurso que ouve a voz e traduz em seguida.
Como nem sempre se tem internet à disposição durante uma viagem, é muito conveniente que o Google Tradutor também possa ser utilizado no modo offline. Nesse caso, funcionam apenas os recursos de tradução por digitação e por imagem – o de tradução por voz não pode ser usado sem conexão. Você encontra os principais idiomas do mundo do turismo como inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e árabe – e que funcionam sem internet.
Para usar o Google Tradutor offline, é preciso fazer antecipadamente o download do seu idioma nativo e do idioma que você quer traduzir. Isso implica em ter espaço de armazenamento no seu celular: o português, por exemplo, ocupou aproximadamente 80 MB em um iPhone 13, o equivalente a um vídeo curto. Veja, a seguir, o passo a passo para baixar:
Como usar o Google Tradutor offline:
Opção 1
- Baixe o app do Google Tradutor (disponível para iOS e Android).
- Abra o aplicativo.
- No canto superior direito, clique na foto do usuário.
- Em seguida, clique em “Idiomas baixados”.
- Aparecerão todos os idiomas disponíveis no aplicativo. Selecione a língua que você quer baixar e, em seguida, clique em “Download”.
Opção 2
- Baixe o app do Google Tradutor (disponível para iOS e Android).
- Abra o aplicativo.
- Na tela inicial do aplicativo do Google Tradutor, role a tela para selecionar o idioma que deseja traduzir.
- No lado direito, clique no ícone com uma seta apontando para baixo, que sinaliza o download.
Pronto! Não se esqueça que é preciso baixar também o idioma português para que seja possível fazer a tradução entre eles.
Fonte: viagemeturismo