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Fazer peregrinação em lojas é um programa quase inevitável para quem visita Nova York, mesmo para aqueles que são pouco, ou quase nada, consumistas. Seja para comprar aquele gadget de última geração ou para levar um chaveirinho de poucos dólares em Chinatown.
Agora o roteiro de lojas ganhou uma belíssima adição: a nova loja da Tiffany & Co. Nova é modo de dizer, porque ela reabriu exatamente no mesmo lugar onde estava desde 1940, na esquina da Fifth Avenue com a 57th Street, endereço que foi imortalizado pelo filme Breakfast at Tiffany’s (que no Brasil recebeu o nome Bonequinha de Luxo). Mas vale ressaltar que a loja já está na cidade desde 1837, foi fechada para reforma em 2019 e, durante esse período, funcionou em um endereço temporário ali mesmo nas redondezas, no prédio que abrigava a Niketown. Logo depois, houve uma grande reviravolta e a gigante francesa de luxo LVMH comprou a empresa por US$ 15,8 bilhões, acrescentando a joalheria ao seu portfólio de marcas de luxo, que inclui Louis Vuitton, Dior e Dom Pérignon.
A reforma, que levou aproximadamente quatro anos, foi tão grande e significativa que fez a loja ser rebatizada de The Landmark. A abertura das portas, em abril deste ano, revelou ao mundo uma nova era da Tiffany & Co. ainda mais chique e sofisticada.
Foram vários eventos repletos de celebridades para marcar a rentrée, incluindo um corte de fita com a protagonista de Mulher Maravilha, Gal Gadot, e uma festa com a presença de estrelas como Michael B. Jordan, Blake Lively, as brasileiras Anitta, Sabrina Sato e Bruna Marquezine. Para animar a festa, um show da estrela pop Katy Perry. Pas mal non?
O prédio tem como parte de sua decoração obras de arte personalizadas, joias nunca antes vistas e exibições imersivas. Imagine o quanto custou tudo isso, já que se trata de uma das maiores lojas de varejo da cidade com mais de nove mil metros quadrados. O valor investido? O grupo LVMH não revela.
Quando visitei a loja, logo na primeira semana após sua abertura, precisei encarar uma fila repleta de curiosos loucos para admirar as joias, acessórios e peças de decoração. E valeu a espera.
Passado o perrengue inicial, vamos aos detalhes luxuosos: ao entrar no prédio de 10 andares – que ainda mantém o relógio da estátua Atlas acima de sua entrada – você vai se deparar com um amplo espaço com vitrines de joias icônicas da Tiffany, como braceletes Bone Cuff e broches “Bird on a Rock”. O local é iluminado por uma claraboia chamativa, uma instalação no teto quase tão longa quanto a sala. As paredes com telões mostram imagens de Nova York, como o Central Park florido. O piso em parquet de madeira em todo o edifício remete ao design original dos anos 1940. Próximo ao elevador, vemos um quadro do pintor nova-iorquino Jean-Michel Basquiat com o azul característico da marca.
Cada andar é dedicado a um cardápio diferente de produtos: o terceiro andar é especializado em alianças de casamento e noivado, o quarto em ouro e diamantes, o quinto em prata, o sexto em artigos para casa e acessórios e o sétimo andar inclui uma ala com relógios da marca suíça Patek Philippe. Os andares são interligados por uma escultural escada em caracol com corrimão transparente adornado com cristal de rocha, inspirado na lendária designer de joias Elsa Peretti.
Não bastasse o luxo de suas criações, a loja transformou-se ainda em um ponto de visita para os amantes de arte e arquitetura. Seus 10 andares estão repletos de obras de artistas como Damien Hirst, Jenny Holzer, Richard Prince e um dos ambientes foi desenhado por Vik Muniz. Entre os destaques estão uma imponente estátua de Vênus criada pelo artista Daniel Arsham, um teto laminado em homenagem ao famoso estúdio de Andy Warhol, a Factory, e uma instalação espelhada na altura do teto do artista Rashid Johnson. Há uma área com recriações de algumas das vitrines mais conhecidas da Tiffany, incluindo uma de 1963 desenhada pelo lendário vitrinista Gene Moore.
A loja tem ainda um restaurante do chef Daniel Boulud, o Blue Box Cafe, que serve uma refeição “Breakfast at Tiffany’s” e que é a sensação das influencers que passam pela cidade.
E já que falamos no famoso filme, uma das partes mais interessantes da visita é a sala dedicada à Audrey Hepburn que apresenta uma réplica de seu vestido preto Givenchy da cena de abertura do filme de 1961. Telões reproduzem incessantemente a cena clássica de Bonequinha de Luxo em que a personagem Holly Golightly (interpretada por Hepburn) admira as vitrines da loja enquanto devora um croissant com café. A trilha sonora não podia ser outra: a música tema do filme, “Moon River”, que toca em loop.
E se você é daquelas pessoas que se intimidam ao adentrar lojas muito luxuosas, pode ir sem preocupação. Os funcionários da Tiffany são simpáticos e extremamente amigáveis, a ponto de mostrarem os pontos mais interessantes das salas, informam sobre os produtos e obras de arte e até se oferecem para tirar fotos.
É tanto luxo e riqueza que você vai achar que está em um mundo de fantasia – ao menos até atravessar a porta giratória da saída e voltar para a vida real na Quinta Avenida. E, garanto, você não precisa sair com nenhuma sacola azul-Tiffany em mãos para achar a experiência interessante. Agora dê o play no vídeo que eu fiz na minha visita:
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Vai lá: Tiffany & Co – 5th Avenue
Como chegar de metrô:
Metrô E (linha azul) até a estação 5th Ave – 53 Street
Metrôs B, D, F ou M (linha laranja) até a estação 49th Street-Rockefeller Center
Metrô N, R ou W (linha amarela) até a estação 5 Ave-59 Street
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Fonte: viagemeturismo