A partir de 1º de janeiro de 2024, a gestão do Terminal Turístico da Salgadeira, localizado na MT-251, próximo ao município de Chapada dos Guimarães, será assumida pelo Sesc-MT (Serviço Social do Comércio).
O acordo foi definido por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Consulta), assinado nessa quinta-feira (28) pelo presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, em encontro com representantes do governo estadual e do MPMT (Mato Grosso e do Ministério Público).
O complexo da Salgadeira é um patrimônio público do estado que está sob responsabilidade da Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico).
Para o presidente da Fecomércio, Wenceslau Júnior, a proposta construída com o apoio do governo e do MPMT, traz uma nova oportunidade de turismo, lazer, cultura e contemplação para a população mato-grossense e do mundo, que visita o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, acompanhou a assinatura do documento e vê a decisão como mais uma conquista para o turismo e a cultura regional.
Para o titular da Sedec, César Miranda, a transferência de gestão foi a melhor solução, pela experiência da empresa no setor turístico, já que a Salgadeira é um dos pontos turísticos e de lazer mais importantes de Mato Grosso, e que atende uma quantidade considerável da população da Baixada Cuiabana.
Atualmente, o Sesc-MT possui 22 unidades no estado: Cuiabá, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres, Poxoréu, Rondonópolis e Sinop, além de quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior: OdontoSesc, Sesc Sobre Rodas, Sesc Saúde Mulher e a BiblioSesc.
A promotora Ana Luiza Peterlini, da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, comentou que a população só tem a ganhar com a presença do Sesc na gestão do terminal turístico, pela referência em qualidade e sustentabilidade.
Também participaram da assinatura o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, a secretária adjunta de Administração Sistêmica da Sedec, Andrea Andolpho, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Héverton Mourett, o secretário adjunto de Integração Operacional, o coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, além de assessores.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fonte: primeirapagina