Em plena na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no pequeno município de São Pedro da Aldeia, a Praia da Salina é um recanto escondido para quem busca calmaria e nadar em águas mansas.
Embora tenha se tornado mais popular nos últimos anos, o local, que integra o entorno da Lagoa de Araruama, ainda está fora dos holofotes. Sua extensa faixa de areia dourada é bastante espaçosa até nos dias mais movimentados. A praia conta com um caminho no meio das águas, que aflora na maré baixa e permite que se alcance a Ilha do Boi, dentro da laguna.
Como e quando ir?
Situado a 21 quilômetros de Cabo Frio, o destino é de fácil acesso e conta com vagas de estacionamento. Em toda a rota, há apenas dois quilômetros de estrada de terra, que não são difíceis de acessar.
Ao contrário das demais praias da região, esse destino não fica muito lotado durante a alta temporada. Entretanto, vale conhecê-lo no outono (de março a junho) ou na primavera (de setembro a dezembro), quando chove pouco e o clima é bem agradável.
Mas é bom ter em consideração que a água da salgada Lagoa de Araruama não é quente em nenhuma época do ano, então para aproveitar mais o mergulho pode ser melhor priorizar os meses de verão.
O segredo da Lagoa de Araruama
Localizada no bairro Praia Linda, a Salina é provavelmente a praia mais deserta da Região dos Lagos. O destino ganhou notoriedade entre os turistas apenas em 2020 e, desde então, tem se tornado popular nas redes sociais. Mesmo assim, ainda é bastante calmo e reservado.
@williancardoso412
Suas águas rasas e cristalinas de tons verde-azulados convidam à prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle, caiaque e windsurfe. Outra opção é relaxar na ampla faixa de areia, que se estende por dois quilômetros.
A costa, que é rodeada por uma vegetação típica da restinga, também é uma ótima alternativa para corridas, caminhadas ou passeios de bicicleta. Destaque também colônias de cavalos-marinhos, pauta de um projeto de conscientização e preservação.
O local também é muito indicado para famílias com crianças pequenas, por conta da pequena profundidade e da calmaria.
Os encantos da Ilha do Boi
Embora a Praia da Salina já seja, por si só, um local a se descobrir, existe ainda um “plus”: uma língua de areia que se estende lagoa adentro até a Ilha do Boi. Ao todo, são cerca de 350 metros de distância entre a beira da lagoa e essa pequena porção de terra, repleta de cactos e conchas.
@lucasranfer 📍 Localização: No praia da Salina, em São Pedro da Aldeia, divisa com Iguaba Grande ⚠️ Fácil de achar, porém com acesso de estradinha terra de 2km com muitos buracos. Estacionamento precário no local 🏝️ Uma ponta de areia segue lagoa adentro por aproximadamente 350 metros até encontrar a Ilha 🚫Não é acessível a pé com a maré cheia. #ilhadoboi #saopedrodaaldeia #regiaodoslagos #rj #riodejaneiro #lucasporai
O entorno é cercado por águas calmas e cristalinas, tornando o trajeto uma excelente pedida. Um ponto importante para se atentar na hora de planejar a visita é a tábua das marés. Afinal, o caminho para ilha não pode ser feito na maré alta.
Ao redor da lagoa
Se você está se organizando para conhecer a Praia da Salina, aproveite para estender a visita às demais praias de São Pedro da Aldeia, que compõem o entorno da Lagoa de Araruama. Uma parada imperdível é a Praia de São Pedro, que é a mais central do município.
A Praia da Pitória, com a sua orla e enorme figueira, também vale a visita, assim como a Praia do Sol, mais arborizada e rodeada por quiosques. Para quem gosta de movimento, outra que não pode faltar é a Praia do Sudoeste. Além de ser a mais frequentada, a região reúne pousadas, restaurantes e bares.
window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:449,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}
Fonte: viagemeturismo