Sophia @princesinhamt
Turismo

Santorini: Por que os abalos sísmicos são frequentes nesta ilha?

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nos últimos três dias, mais de 500 terremotos foram registrados no Mar Egeu. Os tremores com magnitudes entre 3,0 e 5,0 levaram cerca de nove mil pessoas a deixarem Santorini. A ilha é um dos principais destinos turísticos da Grécia, mas como fevereiro é baixa temporada, a maioria das pessoas que embarcou em voos e ferries em direção ao continente é morador local: Santorini possui uma população de cerca de 15.500 habitantes.

Por enquanto, não foram registrados danos severos na ilha: não há relatos de desabamentos, apenas de rachaduras em estruturas mais antigas. Ainda assim, as autoridades locais estão adotando medidas preventivas para o caso de um terremoto maior. A recomendação é manter-se longe de construções antigas, áreas onde deslizamentos de terra podem acontecer e grandes reuniões em espaços fechados (como igrejas ou salas de aula). Os hotéis também foram instruídos a esvaziar piscinas, já que grandes volumes de águas podem desestabilizar estruturas.

Santorini faz parte do chamado Arco Vulcânico Helênico, um conjunto de ilhas criadas a partir de atividade vulcânica, cuja última erupção foi registrada na década de 1950. Mas os especialistas descartam que os tremores recentes estejam relacionados aos vulcões.

Essa região é uma das mais ativas da Europa em movimentação de placas tectônicas, com mais de 100 mil terremotos registrados nos últimos 400 mil anos. Ou seja: os abalos sísmicos são relativamente comuns em Santorini e nas ilhas vizinhas de Ios, Amorgos e Anafi, mas a frequência dos tremores nos últimos dias é realmente atípica.

A Organização de Planejamento e Proteção contra Terremotos da Grécia (OASP) estima que a atividade sísmica na região do Mar Egeu pode continuar por muitos dias e até semanas, no que está sendo considerado um “fenômeno geológico muito intenso”.

 

 

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.