A monumental igreja Sagrada Família, em Barcelona, será concluída em 2026 – mais de 140 anos desde o início da construção. O projeto será finalizado no centenário do arquiteto Antoni Gaudí.
Segundo informações obtidas pela CNN, primeiro, a Capela de Assunção ficará pronta em 2025 e, no ano seguinte, será a vez da Torre de Jesus Cristo. Os 172,5 metros de altura da torre ainda serão coroados com uma cruz de 17 metros no topo.
Quando a obra for totalmente concluída, a Sagrada Família se tornará a igreja mais alta do mundo. Hoje, quem detém o título é a Catedral Ulm, na Alemanha, com 161,53 metros.
A Sagrada Família
Em 1882, o filantropo Josep Maria Bocabella nomeou o arquiteto diocesano Francisco de Paula del Villar para construir uma igreja inspirada na Santa Casa de Loreto, na Itália. O projeto original tinha inspiração neogótica, com janelas ogivais e torres pontiagudas, mas del Villar logo foi substituído por Antoni Gaudí em razão de divergências técnicas e financeiras.
A estrutura pensada por Antoni Gaudí era mais ambiciosa: a igreja teria 18 torres simbolizando diferentes figuras bíblicas: os 12 apóstolos, os quatro evangelistas, a Virgem Maria e Jesus.
A única torre construída quando Gaudí morreu, em 1926, foi a dedicada ao apóstolo Barnabé; até então, menos de um quarto da obra havia sido concluído. Hoje, faltam seis torres.
Ao longo dos 140 anos de construção, nove arquitetos estiveram à frente da construção. O projeto original se perdeu quando o canteiro de obras e o estúdio de Gaudí foram vandalizados na Guerra Civil Espanhola em 1930. Por isso, as obras atuais são feitas com base em reconstruções e adaptações.
Fonte: viagemeturismo