De um lado, a imponente Cordilheira dos Andes; do outro, o Oceano Pacífico. Assim começou, bem cedo, o trajeto de volta da expedição da Rila ( (Rota da Integração Latino-Americana) no sétimo dia de viagem.
A partir de Iquique, seguimos pela Rota 1 e encontramos paisagens belíssimas e até um túnel cortando a montanha. Foram pouco mais de 200 quilômetros à beira-mar. Esse trecho terminou em Tocopila, uma das cidades portuárias do Chile. (Confira os detalhes no vídeo)
O percurso no litoral continuou por Calama, cidade de quase 150 mil habitantes da região de Antofagasta, e seguiu pela Rota do Deserto. Lá, passamos novamente por San Pedro de Atacama, uma parada rápida para encarar a altitude da Cordilheira dos Andes.
O clima estava ameno no momento em que atravessamos a maior cadeia de montanhas da América do Sul. Foi neste trecho que encontramos as lhamas.
Diferente da viagem de ida, a parada na aduana do Paso de Jama foi breve e entramos na Argentina de forma tranquila.
A 60 quilômetros do destino final deste trecho, passamos por Purmamarca, comunidade rodeada por montanhas multicoloridas. Por fim, depois de mais de 10 horas na estrada, percorremos os quase 1 mil quilômetros até a capital da província argentina de Jujuy.
San Salvador de Jujuy será a parada da expedição durante dois dias. Isso porque nesta sexta-feira (1º) estão previstos encontros com autoridades e empresários da região. Depois disso, no fim de semana, os rileiros seguem para Assunção, capital do Paraguai.
Confira os detalhes desta viagem no Primeira Página.
Fonte: primeirapagina