Mesmo quem está acostumado a viajar de avião pode ficar na dúvida sobre a antecedência com que se deve chegar ao aeroporto para o embarque.
A recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é estar no portão de embarque 30 minutos antes em voos nacionais e uma hora antes dos voos internacionais. Mas atenção: a indicação não considera o tempo gasto fazendo check-in presencialmente, despachando as malas e passando pelas inspeções de segurança. Sem falar de eventuais contratempos. Então, é necessário considerar ainda mais antecedência.
A sugestão de quando chegar no aeroporto é diferente para voos nacionais e internacionais, e varia também de acordo com a empresa aérea. Em geral, fala-se de duas horas de antecedência em viagens domésticas e três horas em viagens para fora do Brasil.
Mas há variáveis a serem consideradas. Hoje, o check-in pode ser feito de maneira prática pela internet, no aplicativo ou site das companhias aéreas. O tempo para despachar as malas e passar pelos procedimentos de segurança depende do tamanho das filas e até mesmo das dimensões do aeroporto.
É preciso ter em mente ainda o trânsito da cidade de onde está partindo e imprevistos como mudança de última hora do portão de embarque, caso em que é necessário se deslocar pelo aeroporto. Ou seja, vale ter em mente que imprevistos pode acontecer e se programar para chegar ao aeroporto com tempo de sobra.
Voos nacionais
A Azul recomenda chegar no aeroporto pelo menos 1h30 antes do horário do voo. A indicação da Avianca e da Latam é de duas horas de antecedência. Já a Gol sugere chegar três horas antes.
Voos internacionais
Como em viagens internacionais há mais trâmites burocráticos para o embarque, é uma boa ideia reservar mais tempo. A Azul, a Avianca, a Latam e a Gol solicitam que os passageiros cheguem ao aeroporto três horas antes do voo.
A dica é ficar atento ao site das companhias aéreas, pois há orientações específicas de acordo com o lugar de embarque – muitas vezes, a recomendação varia em função do fluxo de passageiros, das condições operacionais de um aeroporto mais concorrido (ou em obras) ou do próprio tamanho do aeroporto, exigindo mais tempo de deslocamento entre portões e terminais. Um exemplo: a Latam requer quatro horas de antecedência para voos partindo de Barcelona ou de Paris.
Fonte: viagemeturismo